Todo empreendimento enfrenta margens de riscos. Nem tudo sai como o planejado num mercado oscilante como o do nosso país, situação que ainda foi agravada pelos impactos causados pela Covid-19.
Dessa forma, para ter sucesso é indispensável elaborar uma estratégia financeira capaz de prever situações adversas. Ter uma carta na manga frente a um imprevisto requer habilidades na hora de planejar.
É aqui que a gestão financeira entra, dando o vigor que sua empresa necessita para seguir gerando resultados.
A falta de planejamento adequado figura entre as principais razões para que empresas fechem as portas no Brasil, em muito, porque a gestão financeira fica em segundo plano devido às diversas responsabilidades dos empreendedores.
Muitos empresários não compreendem a importância de trabalhar com uma boa assessoria contábil e se enrolam na hora de gerir recursos. Quanto mais negligenciada a vida financeira de seu negócio, maior serão as chances de endividamento e prejuízos financeiros.
Você não quer que esse seja o destino de sua empresa, certo? Nesse post vamos explicar os passos fundamentais para melhorar a gestão financeira do seu negócio.
Tenha uma boa leitura!
O que é gestão financeira como ela pode contribuir para seu negócio prosperar
Gestão financeira consiste na análise e planejamento estratégicos das atividades financeiras da empresa, a fim de direcionar de formas mais lucrativas e rentáveis as aplicações de recursos, ao mesmo tempo que promove o aumento de capital do empreendimento.
Uma gestão financeira inteligente é o segredo para que sua empresa não naufrague no mundo dos negócios.
Logo, investir em uma assessoria especializada no segmento em que sua empresa irá investir é a chave do sucesso e ainda representa uma economia de tempo: deixando a organização das finanças nas mãos de um especialista, você pode concentrar forças no desenvolvimento de projetos no seu campo de atuação.
Gestão de finanças: como elaborar uma boa estratégia?
Quem nunca ficou receoso na hora de planejar seu financeiro? Afinal, o objetivo aqui é maximizar ganhos, mas, ao longo do processo, o empreendedor irá tomar ações que envolvam dispêndios econômicos e isso pode dar um nó na cabeça.
Porém isso só acontece se você não tiver um plano de ações bem traçado. Neste momento, a diferença entre investimentos e gastos supérfluos precisa estar clara para o empreendedor e é neste entendimento que iremos te auxiliar a seguir.
Confira aqui alguns passos que irão auxiliar na gestão financeira do seu negócio.
Crie uma conta jurídica
Não separar as contas da empresa dos débitos pessoais é uma das primeiras armadilhas que levam o empreendedor ao descontrole financeiro.
Seu negócio lucra quando você visualiza de forma clara o caminho que o seu dinheiro percorre: quais investimentos retornam? Algum tem lucro zero? Quais as maiores despesas?
Se você não consegue fazer uma avaliação coesa deste cenário, a gestão de finanças ficará comprometida e você perderá muito dinheiro até que perceba a fonte de gastos desnecessários.
Derivar recursos da empresa para quitação de gastos pessoais ou interpor contas particulares com finanças do empreendimento vai tornar a análise de seus fundos e recursos confusa e camuflar gastos desnecessários. É o caminho certo para cair no vermelho.
Leia também: Contabilidade para startups em Porto Alegre: entenda a importância.
Fluxo de caixa
O fluxo de caixa é um controle minucioso da movimentação de entradas e saídas de dinheiro de seu empreendimento e requer um controle feito a rigor.
Este mecanismo registra a circulação monetária da empresa e dará uma visão objetiva se o modo como a empresa está sendo administrada gerou ou não lucros no período observado. O fluxo de caixa monitora o capital de giro, e estrutura diagnósticos de lucratividade dos negócios.
É a ferramenta primária que irá suprir com informações os planos estratégicos para gestão das suas finanças, por isso, uma rotina de fechamento diário de caixa garante o equilíbrio de suas finanças.
Leia também: Como calcular a margem de lucro do seu negócio
Planejamento financeiro
Ao garantir o controle básico de seu capital, você cria ambiência para projetos mais arrojados. Um dos principais motivos que levam empreendimentos à instabilidade econômica é a falta ou a má elaboração de planejamento financeiro.
Se seu objetivo é fazer seu negócio prosperar e ganhar muito dinheiro e passar longe de trabalhar apenas para fechar as contas do mês, este é o caminho a seguir. Seu contador é seu melhor parceiro nessa empreitada.
Trace metas semanais
Sem um norte, seu negócio fica à deriva no mundo do empreendimento. A partir do fluxo de caixa, estabeleça objetivos semanais, como redução de despesas ou margens de lucro a serem alcançadas.
Para tanto, crie a rotina de registrar toda a movimentação financeira ocorrida ao longo da semana. Crie um plano orçamentário. Isso possibilitará a criação de ações e a antecipação a eventuais imprevistos, colocando seu empreendimento em posição de vanguarda.
Leia mais: Ferramentas de gestão financeira para otimizar a análise de resultados da sua empresa
Faça análises mensais
E aí? As estratégias estão dando retorno? Só há um modo de saber, se baseando em dados. É preciso analisar o comportamento dos negócios para a sustentabilidade financeira. Faça este balanço mensalmente.
Isso garantirá que você seja rápido na solução de prejuízos e permite o controle de faturamento e gastos, dos operacionais, consumo de materiais e insumos (quando for o caso), tributação e gastos previdenciários, dentre outros.
Cuide dos índices financeiros de seu negócio
Os indicadores financeiros são para uma empresa mecanismos de análise financeira que possibilita a elaboração de estratégias e planos de ação para o futuro do empreendimento.
É de fundamental importância ter informações seguras quando o assunto é a saúde financeira de seu negócio. Isso irá balizar como e quando realizar investimentos, melhorias estruturais, contratação de pessoal, informatização e decisões importantes para que sua empresa se destaque no mercado.
Leia mais: 6 Vantagens Contabilidade Consultiva para o seu negócio.
Conheça o cliente de sua empresa
Pouco afeito aos assuntos sobre gestão financeira, um plano para abordagem estratégica do público-alvo é mais importante do que você pode imaginar.
Quando você cria um negócio, precisa pensar em quem será o público, para quem irá oferecer seu produto ou serviço. Isso irá definir a imagem de sua empresa.
Ao definir seu público e conhecer seus gostos, necessidades e perfil de consumo, mais fácil serão suas tomadas de decisões na hora de investir e isso te salvará algum dinheiro.
Procurando apoio especializado na gestão financeira da sua empresa? Confie em especialistas.
A Ativo Contabilidade é uma referência no mercado contábil. Nosso trabalho é gerar resultados positivos para você.
Entre em contato. Nós vamos te ajudar! Para mais conteúdo desse tipo, acesse o nosso blog e nos siga nas redes sociais! Leia também: Emissão de Notas Fiscais: entenda quais são os tipos e diferenças