Na hora de fazer com que seu empreendimento cresça e ganhe mais relevância frente ao mercado, trabalhar a gestão financeira de modo inteligente e estratégico é uma das ferramentas fundamentais para o sucesso nesta empreitada.
É nesse sentido que entra em operação nas empresas a DRE. Sigla para Demonstração do Resultado do Exercício, consiste em uma estratégia de gestão econômica que possibilita a otimização dos mecanismos de situação financeira.
A DRE é geralmente utilizada por contabilidades competentes que atuam no sentido de contribuir para o crescimento das organizações em que atuam, além de ser uma obrigatoriedade perante a Lei.
Se você quer conferir mais assertividade para seu planejamento tributário e alavancar os lucros de seu empreendimento, continue a leitura para compreender de forma objetiva o que é a DRE e qual é o seu papel na contabilidade de uma empresa.
O que é a DRE?
A DRE consiste em uma espécie de relatório contábil que tem o objetivo de apresentar, de modo estratégico, o índice de lucratividade de operações comerciais de um empreendimento.
A DRE é feita com base em um determinado recorte de tempo que pode ser definido com base em objetivos específicos. Porém o relatório é uma obrigação legal para empresas de todos os regimes, à exceção do MEI.
A DRE deve ser realizada após o encerramento de um ano-calendário (ou seja, compreendendo o período de janeiro a dezembro) e cumprir a obrigatoriedade de ser assinada por um contador habilitado pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
Qual a importância da DRE?
A elaboração da DRE apresenta grande relevância para o desempenho econômico de um empreendimento pois pode balizar tomadas de decisão frente ao mercado ou mesmo influenciar em diversos campos organizacionais de uma empresa.
A DRE otimiza o processo de prestação de contas ao governo de forma clara e eficiente, conferindo mais regularidade para o negócio.
Ainda, minimiza o risco do descontrole no cumprimento de obrigações fiscais e assegura à empresa mais confiabilidade junto a órgãos de fiscalização, clientes e investidores.
Desta forma é de grande relevância contar com o suporte de uma contabilidade capacitada na elaboração deste documento.
Leia também: Como calcular a margem de lucro do seu negócio.
Como a DRE pode contribuir para o desempenho do seu negócio?
Ao assegurar para o gestor uma percepção mais ampla do desempenho financeiro da empresa, este demonstrativo possibilita que informações relevantes para que a empresa se destaque no mercado sejam coletadas com mais proficiência, tendo sua função amplificada para além do cumprimento de demandas fiscais.
Dessa forma, a DRE possibilita uma governança empresarial eficiente e estratégica. A título de exemplo, a DRE cumpre um papel na contabilidade de grande importância ao proporcionar o levantamento de dados sensíveis tais como:
- Despesas gerais do negócio;
- Faturamento e lucro;
- Nível de endividamento;
- Custos de produção;
- Carga tributária incidente sobre as operações do empreendimento;
- Dentre outros.
Desta maneira, a Demonstração do Resultado do Exercício permite análises pormenorizadas dos resultados da empresa e conduzir investimentos para o crescimento dos negócios.
Agora que você já compreende o que é a DRE e qual é o seu papel na contabilidade para a performance econômica e fiscal de seu empreendimento, é hora de descobrir como elaborar um bom relatório de Demonstração do Resultado do Exercício.
Leia mais: Revisão digital de obrigações acessórias: tudo o que você precisa saber
De que forma estruturar a DRE?
A DRE pode ser elaborada em diferentes modelos, conforme o tipo de ênfase que a gestão deseja dar às informações apresentadas. Dessa forma, a sua elaboração deve ser pensada sempre de modo estratégico e deve apresentar todos os dados demandados pela legislação.
Uma estratégia para garantir a precisão dos dados é trabalhar com fechamentos mensais. Além de proporcionar uma visão crítica dos desempenho dos negócios ao gestor, esta medida permite que o levantamento anual seja apresentado por meio de uma compilação dos dados mensais, simplificando o processo.
Para que apresente mais efetividade na demonstração de dados, é recomendável que a DRE seja elaborada em concomitância com o Balanço Patrimonial – por sua vez, um relatório no qual são considerados todos os ativos e passivos de um negócio.
As obrigatoriedades legais que precisam ser apresentadas, são:
- Receita Bruta;
- Receita Líquida;
- Lucro Bruto;
- Lucro ou Prejuízo Parcial;
- Resultado Líquido.
Dessa forma, vale ressaltar, por fim, que cada uma destas análises configuram uma escalada de dados que se complementam, de forma que, ao fim, o resultado Líquido, permite a percepção do lucro geral do negócio, levando em conta os ganhos e descontos do período analisado.
Deseja ter assertividade na confecção da DRE e extrair o máximo de lucratividade para seu empreendimento? Conte com suporte especializado!
Conheça o suporte especializado da Ativo Contabilidade
Você, empreendedor, já compreendeu o que é a DRE e qual é o seu papel na contabilidade, e quer implementar de modo estratégico para impulsionar resultados para sua empresa?
Venha conhecer consultores peritos no planejamento para empresas de qualquer segmento: conte com a Ativo Contabilidade!
Utilizamos sistemas modernos e garantimos uma consultoria de excelência para você e sua empresa.
Entre em contato conosco e conheça soluções que irão garantir mais lucro para o seu empreendimento.
Gostou deste post? Leia mais em nosso blog e conheça nossas redes sociais para mais conteúdos!
Continue a leitura: Incentivos fiscais: como consegui-los para reduzir as despesas tributárias da sua empresa.