Uma parcela enorme da população brasileira tem que lidar com um momento anual de estresse: a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF).
À medida que nos aproximamos do fim de abril, muitas pessoas correram atrás dessa obrigação fiscal e entregaram seus demonstrativos à Receita Federal. Para o alívio de muitos contribuintes, porém, a entrega da declaração foi adiada até 31 de maio.
Isso porque, seja por complicações no processo de reunir documentos ou simplesmente por esquecimento e procrastinação, muitos brasileiros teriam perdido o prazo anterior, de 29 de abril.
Quer saber como a prorrogação da declaração do Imposto de Renda pode te beneficiar? Leia com atenção este conteúdo que produzimos e aprenda mais sobre o que mudou nessa importante obrigação fiscal.
Tenha uma ótima leitura!
Veja também: Quem deve declarar o Imposto de Renda 2022? Conheça as regras de declaração.
Agora que a entrega foi adiada, como fazer a declaração do Imposto de Renda?
Mesmo com a postergação da data limite, a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física não mudou em relação às suas etapas. Ainda é preciso reunir toda a sua documentação referente a rendimentos de 2021, além de comprovantes de gastos com educação e saúde.
Para quem possui dependentes, lembre-se de comprovar o vínculo com cada um deles e ainda tentar obter uma restituição referente às despesas da sua família.
Dê prosseguimento à sua declaração do Imposto de Renda fazendo o download do programa do IRPF 2022 e preenchendo os seus dados pessoais com muita atenção. Caso você já tenha prestado contas ao Fisco em anos anteriores, você pode usar suas declarações antigas como referência, poupando bastante tempo nesse processo.
Não se esqueça de avaliar o melhor tipo de declaração a se fazer, podendo ser a completa ou a simplificada. Para quem possui dependentes e tem chances de conseguir uma restituição, a versão completa tende a ser mais benéfica, mas a simplificada pode ser mais fácil de fazer!
Depois de enviar tudo à Receita Federal, fique atento à possibilidade de fazer ajustes. Mesmo depois do dia 31/05, você pode reenviar a declaração com as mudanças necessárias sem se preocupar com o atraso, desde que já tenha enviado anteriormente, dentro do prazo.
Leia também: Quem está isento da declaração do Imposto de Renda 2022?
Quais são as datas da restituição do Imposto de Renda?
Ainda que a entrega da declaração do Imposto de Renda tenha sido adiada, as datas dos cinco blocos de restituição do IRPF foram mantidas. Ou seja, mesmo entregando mais tarde, você pode receber o seu dinheiro até setembro! Confira as datas da restituição de 2022:
- 1º Lote: 31 de maio;
- 2º Lote: 30 de junho;
- 3º Lote: 29 de julho;
- 4º Lote: 31 de agosto;
- 5º Lote: 30 de setembro.
Ainda que o prazo tenha sido prorrogado, não se esqueça que a devolução do dinheiro acontece com base na ordem da entrega da declaração do Imposto de Renda! Ou seja, quanto antes você declarar, mais cedo deve receber sua restituição.
Entenda como o adiamento da entrega do Imposto de Renda pode te beneficiar
Ainda que muitos brasileiros atrasem seus processos contábeis em todos os anos, ainda é preciso entregar a declaração do Imposto de Renda mesmo após o prazo.
Isso porque essa prestação de contas com a Receita Federal ainda é obrigatória, e não declarar é passível de punição muito maior do que declarar com atraso!
Para quem perde o prazo do IRPF, a punição é apenas de multa, que pode ir de R$ 165,74 a 20% do valor recolhido no seu Imposto de Renda e ela pode ser paga em um boleto gerado automaticamente após a entrega da declaração atrasada. Para quem comete negligências piores com as obrigações fiscais, porém, as sanções são mais severas.
Neste caso, como a entrega da declaração foi adiada, você ainda pode declarar sem estar sujeito a multas! Além disso, ainda é possível se posicionar antes do último lote de restituições.
Se você trabalha como autônomo, prestador de serviços, ou em outra função em que o Imposto de Renda não é recolhido na fonte, você precisa de fato pagar o seu IR à Receita Federal dentro do prazo.
Para esses contribuintes, entregar mais próximo aos últimos dias pode ser benéfico, já que dá mais tempo para planejar suas finanças nesse sentido!
Obtenha apoio especializado para entregar sua declaração do Imposto de Renda nos últimos dias!
A correria do fim do prazo da declaração do Imposto de Renda é quase sempre um processo estressante e muitos contribuintes cometem erros justamente porque estão apertados com a data de entrega.
Se você deseja evitar esses problemas na sua prestação de contas ao Fisco, é melhor contar com o apoio de um profissional qualificado na gestão tributária! E esse é o caso da Ativo Contabilidade!
Somos uma referência em contabilidade em todo o Rio Grande do Sul, e trabalhamos com declarações de Impostos de pessoas físicas, trabalhadores autônomos e empresários. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar você com suas obrigações fiscais!
Para ler mais artigos como este, confira o nosso blog e acompanhe mais dicas contábeis nas nossas redes sociais! Continue lendo: Planejamento tributário para empresas em Porto Alegre: entenda a importância da redução tributária.