Você que é empreendedor, sabe que precisa verificar como anda a saúde financeira de seus negócios da forma mais objetiva possível. Por isso, existem diversas opções para medir o sucesso das empresas. Nesse cenário, os indicadores financeiros se destacam e valem a sua atenção.
Os indicadores financeiros mostram se a empresa está no caminho certo para crescer e gerar lucro, ou se precisam criar uma nova rota. Além disso, informam quais investimentos são mais indicados e oferecem uma série de dados que guiam decisões mais assertivas.
Pensando em tirar as dúvidas sobre indicadores financeiros e mostrar quais você deve acompanhar, preparamos um artigo completo e atualizado. Confira!
Leia também: Quando minha empresa pode ser excluída do Simples Nacional?
O que são indicadores financeiros?
Indicadores financeiros são métricas, ou seja, interpretações que orientam um projeto. Também podem ser chamados de KPIs (Key Performance Indicators) que na tradução direta para o português ficam como indicadores-chave de desempenho.
Os dados gerados precisam passar confiança e devem ser atualizados com bastante frequência, porque o mercado está cada vez mais dinâmico. Com os indicadores financeiros é possível saber quais são os resultados essenciais para uma gestão financeira eficiente.
Eles precisam responder as perguntas abaixo:
- Existe caixa necessário para cobrir os custos e gerar lucro?
- Qual é o retorno sobre investimentos?
- O valor do seu produto foi estabelecido de forma certa?
Existem outras perguntas fundamentais que dependem da sua área de atuação, mas com as respostas das questões listadas já é possível avançar muito na gestão.
Confira o artigo: Como fidelizar clientes? 10 estratégias para encantar seus clientes.
Indicadores financeiros que você deve acompanhar
Geralmente, os empreendedores dão atenção apenas para o faturamento, mas esse indicador financeiro isolado não diz muito sobre como está a saúde financeira dos negócios. Você conhece os indicadores financeiros mais importantes? É isso que veremos a seguir!
Faturamento
Para conhecer o indicador financeiro do faturamento é preciso somar todos os valores provenientes das vendas de produtos ou serviços em um determinado período, que costuma ser mensal. Os pagamentos à vista entram no caixa imediatamente, mas o pagamento parcelado só conta quando for completada cada parcela individualmente.
A partir do faturamento pode-se determinar se a empresa é capaz de cobrir os gastos e ainda gerar lucro. Também serve de parâmetro para estabelecer a natureza jurídica do seu negócio, pois existem limites de faturamento.
O MEI, por exemplo, que superar R$81 mil de arrecadação por ano deve mudar para outra modalidade. Nessas horas é sempre bom poder contar com a ajuda especializada de uma contabilidade que tem experiência comprovada no mercado.
Ponto de equilíbrio
O ponto de equilíbrio é também conhecido como Break Even Point e indica o momento em que a receita se iguala à soma das despesas. O resultado não gera nenhum lucro, mas diz o quanto a empresa precisa vender para que as suas contas sejam quitadas.
Para calcular o ponto de equilíbrio some os custos e despesas fixas da empresa e divida pela margem de contribuição. A margem de contribuição é encontrada depois de pagar o custo de produção dos produtos ou serviços e os impostos.
ROI (Retorno sobre Investimento)
O ROI é a métrica que identifica o quanto a empresa ganha a partir de qualquer tipo de investimento. Dessa forma, a empresa sabe quais operações trazem os melhores resultados e quais entregam um desempenho abaixo do esperado. Assim, pode concentrar seus esforços no que já é positivo.
Conte com ajuda especializada
Depois de ver os principais indicadores financeiros que você deve acompanhar, nada melhor do que conhecer os profissionais especializados da Ativo Contabilidade!
Atuamos no mercado desde 1996 e nos tornamos especialistas em prestar serviços de forma contínua e segura na área de assessoria contábil, tributária, trabalhista e societária, bem como consultoria em gestão financeira e jurídica.
Entre em contato. Aqui, ajudamos empresários e profissionais a alcançarem seus sonhos e objetivos através de uma contabilidade digital com atendimento personalizado.
Continue acompanhando o nosso conteúdo por meio do blog. Siga também as nossas redes sociais para saber todas as novidades da área. Agora, continue a leitura com o artigo: Fim da Eireli: entenda a mudança e o regime de Sociedade Limitada Unipessoal.