A ascensão tecnológica trouxe consigo o surgimento de novos meios de pagamentos, o que resultou em maior praticidade para a realização das transações financeiras.
Desse modo, as modalidades de pagamento por meio de cheque, cédulas de dinheiro e cartão com digitação de senha estão sendo substituídas por opções mais modernas, práticas e seguras.
Outro aspecto bastante atrativo dos novos meios de pagamentos é a economia. Ou seja, as opções de pagamento mais recentes tendem a ser mais baratas ou a custo zero, implicando em economia para quem paga assim como para quem recebe.
Deseja saber mais informações sobre o tema? Continue a leitura e entenda tudo sobre os novos meios de pagamentos e suas possibilidades para venda e recebimento!
Leia também sobre: Pensando em abrir um negócio? Conheça a importância de uma Contabilidade Especializada para sua empresa.
A ascensão das compras online na pandemia
A necessidade de isolamento social, devido à pandemia do novo coronavírus, acelerou a criação e a utilização de novos meios de pagamentos. A ideia é evitar menos contato físico possível, de forma a reduzir as chances de contaminação.
Desse modo, as compras por intermédio da tecnologia tornaram-se uma prioridade, o que obrigou os empresários a se adequarem.
De acordo com o estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 61% dos consumidores aumentaram o volume de compras online na pandemia. Além disso, também foi identificado aumento de 79% dos pedidos de alimentos e bebidas através de delivery.
Essa mudança nos hábitos de consumo não deve ser desconsiderada pelos empresários que desejam se manter atuantes no mercado.
Tendo isso em vista, as empresas precisam estar prontas para receber novos meios de pagamentos a fim de atender a um maior número de clientes.
Quais são os novos meios de pagamentos?
O brasileiro, de forma geral, não tem resistência a novidades. Normalmente, sempre que surge uma ferramenta que promete simplificar uma tarefa cotidiana, a adesão tende a ser grande por parte dos consumidores. E quando o assunto é meios de pagamentos, isso não é diferente.
Cartões de aproximação
Os cartões nas funções crédito e débito já são amplamente utilizados por grande parte da população, seja pela internet, seja nas compras online.
Contudo, a maioria dos bancos já oferecem uma nova função. Estamos nos referindo ao pagamento por aproximação.
Com este novo meio de pagamentos o cliente pode fazer compras de valores baixos e sem a necessidade de digitar a senha.
Basta aproximar o cartão na máquina de cartão de crédito devidamente habilitada para que a transação seja efetivada, evitando qualquer tipo de contato.
Para utilizar esta função é necessário que tanto o cartão quanto a máquina do estabelecimento trabalhem com a função “aproximação”.
Boleto digital
Uma facilidade oferecida atualmente pelos bancos digitais é o serviço de emissão de boletos gratuitos para depósito em conta.
Contudo, o serviço é tarifado em casos de boletos de cobrança (modalidade indicada para empresas). Nesse caso, o documento é emitido com os dados do pagador/devedor.
Sendo o boleto de cobrança um documento que gera custo para a instituição financeira, a tarifa de emissão tende a ser repassada ao emissor. O valor gira em torno de R$3 para o ano de 2021, a depender do banco.
O empresário e a pessoa física podem abrir uma conta digital sem precisar sair de casa e com tarifa zero de manutenção.
Links de pagamento
Você sabe como os links de pagamento funcionam? Os links são gerados por intermédio dos bancos digitais e compartilhados com o cliente por email, Direct, SMS ou WhatsApp.
Ao abrir o link o cliente pode optar por pagar com cartão de crédito ou boleto, por exemplo.
Os links são uma possibilidade para empresas que não possuem um site próprio ou até possuem, mas não dispõe de integração com um gateway de pagamento. Isso pode ser visto em lojas que funcionam no Instagram.
Essa função também é útil para empresas de atuação local híbrida (física e online), podendo o empresário utilizar o próprio aplicativo da máquina de cartão de crédito para a geração de links de pagamento. Assim o cliente pode pagar a distância e receber o pedido em casa, por exemplo.
Leia também sobre: Contabilidade Gerencial: Você sabe o que é e qual a importância para o seu negócio?
Pagamento via WhatsApp
O aplicativo de mensagens WhatsApp liberou recentemente o serviço de envio de dinheiro entre amigos sem a cobrança de tarifa. Com esta funcionalidade o usuário pode fazer transferências e realizar o pagamento de produtos e serviços para os seus contatos.
Portanto, de acordo com o aplicativo, o usuário pode “enviar dinheiro para a família, pagar sua parte de um presente ou dividir a conta do almoço”.
Gostou de saber sobre esta opção? Leia até o final e conheça mais dois novos meios de pagamento.
QR code
Ao falar de novos meios de pagamento não podemos deixar o QR code de fora da nossa lista. Afinal, esta ferramenta agrega praticidade, segurança e economia para os usuários.
Trata-se de uma tecnologia utilizada há bastante tempo para fins de entretenimento, como para acessar músicas e clipes musicais.
Mas, com a pandemia, além da utilização crescente do QR code para funções acessórias, como acessar cardápios em restaurantes ou um roteiro de viagem, evitando o contato físico, a tecnologia também tem sido amplamente utilizada para fazer pagamentos de maneira rápida e segura.
Para utilizar a tecnologia para fins financeiros basta abrir o aplicativo do banco e selecionar a opção “pagar com QR code”.
Para emitir um QR code de cobrança é necessário que o vendedor acesse o app do banco na função “cobrar com QR code” e proceda com a digitação do valor. Também pode ser criado um link para que o cliente tenha acesso ao código de forma remota.
Pix
O Banco Central, em novembro de 2020, anunciou uma nova ferramenta de pagamento instantâneo, o Pix, que tem se destacado dentre os novos meios de pagamento devido ao baixíssimo custo para o empresário.
De acordo com informações repassadas pelo Banco Central, já são mais de 240 milhões de chaves Pix cadastradas.
Nesse sentido, cerca de 75 milhões de brasileiros já utilizaram o pagamento instantâneo em algum momento nos últimos meses. Esse número corresponde a mais de 45% de toda a população brasileira adulta.
Assim como o TED e DOC, o Pix é uma ferramenta utilizada para a realização de transações financeiras de forma online. Contudo, os envios por Pix são feitos de forma instantânea, a qualquer dia e horário da semana.
Devido à gratuidade das transações para pessoa física, sua criação possibilitou uma melhora na inclusão financeira em todo o território brasileiro.
Gostou de conhecer mais sobre os novos meios de pagamento para venda e recebimento das transações da sua empresa?
Assim como os novos meios de pagamento, a Ativo Assessoria Contábil surgiu para facilitar a sua vida, oferecer soluções contábeis aos empresários e garantir o crescimento seguro de seus clientes.
Aproveite para entrar em contato conosco e descobrir como podemos te ajudar! Não se esqueça de curtir as nossas redes sociais e de acessar o nosso blog!