Ser dono do próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros. Entretanto, para colocar o plano em prática, um passo indispensável para o sucesso é a regularização da empresa.
Formalizar seu empreendimento produz oportunidades e ganhos. Isso significa mais confiabilidade na hora de fechar parcerias e atrair investidores, credibilidade no mercado e segurança jurídica nas transações comerciais.
Equacionando tudo isso, o resultado é mais dinheiro no seu caixa.
Muitos empreendedores de primeira viagem insistem em não regulamentar empresas devido aos tantos mitos que circulam sobre “cargas tributárias tão pesadas que quebram seu negócio”, e com isso perdem benefícios e incentivos fiscais.
Mas esses rumores tem lá seus fundamentos: você sabia que a maioria deles é fruto de ausência de planejamento tributário? Uma assessoria contábil de qualidade irá garantir seu sucesso desde os primeiros passos.
Nesse post vamos ensinar tudo que você precisa para registrar empresa de forma rápida. Com nossas dicas, você fará as melhores escolhas para que seu negócio lucre muito gastando pouco.
Tenha uma boa leitura!
Registre o nome da sua empresa
Você quer crescer e conquistar a confiança de seus clientes? Então, nada de bancar o misterioso. Você precisa dar um nome para o seu negócio.
Além de fortalecer sua identidade no mercado, o nome do empreendimento é o seu bem mais importante e merece atenção especial.
Patentear a marca é uma ação importante em qualquer setor. Se você é um empreendedor arrojado, que não está abrindo uma empresa para ficar girando em círculos no mundo dos negócios. Registrar seu nome protege sua empresa e mantém os clientes fiéis a você.
Mas afinal, com o registro do nome em mãos, como registrar a sua empresa de fato? E como uma Assessoria Contábil pode te ajudar nisso? Continue nesse artigo e descubra.
Quais os processos para colocar seu negócio em funcionamento?
Você já batizou seu empreendimento, agora é hora dos registros burocráticos. Nós listamos para você a papelada que precisa para isso.
Uma assessoria contábil experiente, tira de letra esse assunto e irá simplificar o processo ao máximo para sua empresa entrar logo em campo. Confira a lista.
Contrato social
É outro documento essencial para começar a empreender. Atesta a criação do negócio e contém informações essenciais, como dados dos societários, endereço da empresa, capital investido e ramo de atuação, por exemplo.
O registro do contato social pode ser registrado na junta comercial do por meio de cartórios de registro de pessoas jurídicas do município em que a empresa irá operar.
Este documento garantirá acesso ao CNPJ, licenças e alvarás pertinentes ao funcionamento do seu negócio.
Nessa etapa, é importante ter ao seu lado uma assessoria contábil para garantia da assertividade das informações.
O regime jurídico determina quais exigências e normas tributárias a empresa deverá obedecer.
É com base nesta escolha que será definido o valor do capital social e quais benefícios terá direito, por exemplo. Portanto, precisa ser bem pensada. Nesse sentido, o suporte de uma assessoria contábil será determinante.
Existem diversos formatos jurídicos de empresas no Brasil. São eles:
- MEI;
- Empresário individual;
- Ltda;
- Sociedade Limitada Unipessoal.
Prazo para abertura de seu estabelecimento
No Brasil, o prazo máximo é de 7 dias úteis, se não houver nenhum impedimento legal.
Você pode, ainda, conferir no site da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), o prazo para a liberação do processo no seu estado. A média nacional fica em torno de 3 dias.
Defina o regime tributário
Dentro da legislação brasileira, existem três formas mais comuns de se calcular os tributos de empreendimentos no setor industrial brasileiro. São elas o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real.
Escolha com cuidado para não perder em flexibilidade nem onerar a carga com tributos desnecessários. Nunca esqueça de delegar esta função a um boa empresa de assessoria contábil.
Classifique atividade econômica do seu negócio
Classificar a atividade econômica de seu empreendimento é uma das ações mais importantes na hora de abrir uma empresa.
É por meio do registro da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) que são padronizados códigos referentes a cada atividade econômica realizada dentro do território nacional.
O código CNAE é utilizado por órgãos da administração pública para enquadramento tributário no Brasil. Este registro regulamenta e legitima sua empresa a atuar no mercado de sua escolha e é parte imprescindível do registro de sua empresa.
Você deverá escolher a seção, a divisão, o grupo e a classe que corresponda de modo mais preciso ao tipo de atividade de seu negócio.
Não é difícil perceber que não é recomendável que esta tarefa seja realizada após uma leitura de breves minutos.
É importante frisar que a ideia de incluir várias atividades para tornar seu registro mais atrativo ou antecipar etapas pode parecer tentador, mas cuidado: isso pode gerar um volume maior de tributos voltados a cobrir atividades que você ainda não realiza.
Portanto, confie em um profissional contábil experiente para fazer uma escolha assertiva para seus negócios. Isso garantirá a seu empreendimento os benefícios fiscais adequados sem lastrear encargos.
Leia também: O que é CNAE? Aprenda para o que serve e como classificar sua empresa
Registro na Secretaria da Fazenda
A partir da criação de seu CNPJ, sua empresa estará legalmente reconhecida na esfera federal. Entretanto, seu empreendimento terá compromissos tributários também com a unidade federativa em que opera. É hora de realizar sua Inscrição Estadual.
Trata-se de um registro empresarial emitido pela Secretaria de Fazenda do estado correspondente que tem por finalidade viabilizar ao empresário a regularização do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e realizar a emissão de Notas Fiscais de Produto (NF-e).
Mais detalhes em: Inscrição Estadual: O que é? Como obter e exemplos
Alvará de Funcionamento: como e onde emitir?
Aqui, você está na reta final para abrir as portas de seu empreendimento e começar a ganhar dinheiro. É hora de informar ao seu município que está chegando no mercado. E a forma legal de fazer isso é a emissão do alvará de Alvará de Localização e Funcionamento.
Esse registro é emitido por meio das Prefeituras municipais, que liberaram em simultâneo, a Inscrição Municipal do seu empreendimento.
Registro na Previdência Social e Caixa Econômica
Sua empresa precisa recolher suas contribuições previdenciárias e o Fundo de Garantia – FGTS, certo? Isso é possibilitado por meio do cadastro na Previdência Social e também na Caixa Econômica Federal.
Autorizações e licenças específicas
Outras formas de licenciamento podem ser necessárias e isso irá variar conforme seu nicho de mercado, tipo de estabelecimento, local de instalação e outras tantas variáveis. Autorização do Corpo de Bombeiros e a Licença da Vigilância Sanitária são alguns exemplos que podem ilustrar esse tipo de situação.
Registros desta natureza são fundamentais para o funcionamento da empresa quando exigidos por órgãos competentes. Conte sempre com o suporte de sua contabilidade para não esquecer nenhum documento importante.
Precisa registrar sua empresa, mas está com dificuldades? Conte com os especialistas da Ativo Contabilidade.
Abertura e registros de empresas podem parecer processos dispendiosos e exaustivos, mas são uma rotina básica de uma empresa de assessoria contábil experiente.
Essa é a solução que procura? Venha conhecer o trabalho da Ativo Contabilidade!
Somos uma referência no mercado contábil. Trabalhamos com clientes dos mais variados setores, registrar sua empresa será uma satisfação para nós.
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