Para muitos brasileiros o ato de empreender na pandemia tem sido uma alternativa ao desemprego.
Em um cenário em que muitas pessoas perderam renda, a abertura de um negócio próprio gera oportunidades e a esperança de um recomeço.
O primeiro passo é escolher o nicho e definir os produtos ou serviços. Contudo, antes de iniciar as vendas, cabe ao empresário estabelecer a precificação e definir a margem de lucro, favorecendo a cobertura de custos e obtenção de lucro.
Ou seja, precificar corretamente permite atingir o ponto de equilíbrio mais rapidamente, além de evitar prejuízos. Trata-se daquele momento em que os custos são cobertos e o negócio começa a gerar lucro.
Você deseja ter um negócio de sucesso? Continue a leitura e compreenda os conceitos de precificação e margem de lucro: entenda o que há por trás desses números!
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Como definir o preço do meu produto?
As vendas são o combustível de um negócio. É por meio das vendas que os rendimentos são obtidos.
Contudo, antes de chegarmos nesta etapa é preciso compreender sobre precificação e margem de lucro. Compreender e saber como aplicar tais conceitos é algo crucial para o correto estabelecimento dos preços.
Estabelecer um preço justo para empresa e cliente contribui para o aumento das vendas e a consequente permanência do negócio no mercado.
Confira, a seguir, alguns modelos de precificação para produtos e serviços.
Precificação dinâmica e análise do mercado
Na precificação dinâmica o preço de um produto ou serviço sofre variações em relação aos custos, concorrência e canal de vendas.
Este método de precificação apresenta alto poder competitivo, visto que o preço pode ser ajustado de acordo com cada meio de venda (como e-mail marketing, anúncios, site próprio ou marketplace) ou conforme a oferta e demanda.
Ou seja, nessa estratégia são adotados fatores externos para realizar o ajuste dos valores. A atualização dos preços pode ser feita de forma manual ou pode ser facilitada com o auxílio da tecnologia.
Um exemplo são as plataformas de e-commerce que monitoram os preços da concorrência e oferecem a “precificação dinâmica” com ajustes automáticos.
Precificação pelo valor agregado do produto
Enquanto a precificação dinâmica é interessante para produtos que podem ser encontrados em diversas lojas, a precificação pelo valor agregado oferece mais vantagens para produtos personalizados e exclusivos.
Nesse tipo de produto o cliente não compra somente a peça, mas se interessa também, por exemplo, pelo método de fabricação e pela a história que existe por trás da obtenção da matéria prima.
Então, ao invés de comprar um item, no conceito de valor agregado o cliente compra um benefício, uma história.
Precificação a partir do cálculo de custos
A precificação com base nos custos fixos e variáveis pode ser adotada em conjunto com os modelos citados anteriormente. Contudo, sabemos que, para se obter lucro, o preço de venda deve estar acima do valor de custo.
Neste momento é preciso compreender o conceito de margem de lucro e todos os pontos que impactam na formação de preço, garantindo a lucratividade e a continuidade das atividades.
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Como calcular minha margem de lucro?
O primeiro passo para calcular a margem de lucro de um produto é fazer o levantamento de todos os custos, diretos e indiretos.
Nesse sentido, entenda os custos do seu negócio com:
- Aquisição de mercadoria para revenda ou custos de fabricação;
- Custos fixos mensais (salário próprio e dos funcionários, aluguel, internet, telefone, luz, água etc);
- Custo de distribuição do produto (caso você queira arcar com os custo total ou parte dele);
- Taxas sobre a venda (como tarifas de cartão de crédito ou emissão de boletos);
- Custos com chargebacks e devolução de mercadorias, principalmente no caso de e-commerce;
- Custos operacionais com campanhas de marketing, domínio, hospedagem de sites e com plataformas de vendas.
Alguns produtos aceitam uma margem de lucro maior do que outros, devido ao preço com custo de aquisição/produção e valor de mercado.
Portanto, após calcular todos os custos do negócio, você deve definir uma margem de lucro isolada para cada item, levando em conta tais especificidades.
Observe ainda que, quanto maior a margem de lucro, mais aumenta o preço do produto.
Portanto, no processo de precificação e margem de lucro é preciso ter equilíbrio para que as vendas possam seguir o fluxo esperado sem que a empresa perca seus potenciais clientes por conta de um valor impraticável.
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