Atualmente, é possível encontrar diversas empresas no modelo de startup devido ao seu potencial. Mas afinal de contas como calcular o valuation de uma startup?
Ao se deparar com esta pergunta, o empresário deve levar em consideração informações como, por exemplo, o histórico de sua empresa e a sua projeção para o futuro.
Isso porque, torna-se indispensável compreender quais são os métodos disponíveis para se alcançar o valuation de uma startup. Por meio da utilização desta estratégia, se torna possível atrair novos investidores para o negócio.
Em nosso artigo, o leitor vai descobrir quais são os métodos para calcular o valuation de uma startup. Acompanhe conosco e saiba como utilizar esta ferramenta e descubra como calcular o valuation de sua startup e atrair investidores!
O que é o valuation de uma startup?
Você, leitor, pode estar se perguntando qual a importância de calcular o valuation de uma startup.
Mas antes de explicarmos a sua importância, é fundamental que você compreenda o conceito de valuation.
Este é um método que possui como principal objetivo identificar qual o valor por trás de uma empresa.
Sendo assim, os gestores deverão realizar uma análise que envolve a compreensão de uma série de fatores, a fim de descobrir quanto um negócio vale.
Acompanhe a seguir os principais fatores considerado no momento de calcular o valuation:
- Fluxo de caixa;
- Patrimônio;
- Endividamento;
- Volume de vendas.
Assim que descoberto o valuation de uma empresa, a gestão pode ser contemplada por uma série de benefícios, como, por exemplo, a oportunidade de atrair investidores e até mesmo vender a organização do mercado.
Mas atenção, para que isso ocorra é preciso calcular o valuation de uma startup?
Aproveite para ler: Pensando em abrir um negócio? Conheça a importância de uma Contabilidade Especializada para sua empresa
Quais as formas para calcular o valuation?
Agora que o empresário já compreende o que é o valuation e qual a sua importância na atração de melhores oportunidades na gestão de uma startup, vamos explicar quais são as principais formas de calculá-lo.
Confira a seguir os métodos mais comuns para o cálculo do valuation de uma startup. Confira a seguir:
- Total de ativos + lucro líquido;
- Base zero;
- Venture Capital.
1. Total de ativos + lucro líquido
Neste primeiro método utilizado para calcular o valuation de uma startup, é preciso levar em consideração o total de ativos e o lucro líquido da empresa.
Em sua prática é preciso fazer a soma de todos os ativos e assim como de seus resultados obtidos por meio do balanço fiscal.
Esta é uma solução eficaz, principalmente para modelos de startups pequenas, com pouco sócios e tempo de mercado.
2. Base zero
Um segundo modo de calcular o valuation de uma startup é por meio da Base Zero. Por meio de sua realização, o empreendedor deverá considerar trabalhar seguinte cenário:
Quanto de recursos financeiros seria necessário levantar para começar uma empresa semelhante à sua startup do zero?
Sendo assim, o valor encontrado para responder o questionamento acima será considerado o seu Valuation. No entanto, alguns fatores indispensáveis devem ser levados em consideração.
Estamos falando de todos os ativos tangíveis de uma startup, o que envolve aluguel, matéria-prima, estoque, impostos, entre outros.
3. Venture Capital
Por fim, deixamos por último o método mais complexo a ser aplicado, o Venture Capital, ou Capital de Risco.
Esta metodologia é indicada para o cálculo do valuation de uma startup que possui mais tempo de mercado.
Sendo assim, o primeiro passo é fazer a estimativa da margem líquida, de acordo com o período previsto para o investidor retirar o seu investimento.
Em sequência, é preciso projetar a receita para este mesmo período, para que assim possa se obter o lucro líquido.
Dessa forma, o próximo passo será calcular o valor da startup, em concordância com o final do período que foi estipulado após a realização do investimento inicial.
A partir disso, o empreendedor poderá utilizar o valor obtido para calcular a diferença com o valor do investimento.
Por este motivo, recomenda-se contar com apoio com o suporte de um serviço especializado atuando em favor do seu negócio.
A título de concluir, se você, empreendedor, deseja ver a sua startup crescendo e se destacando no mercado, conte com o suporte de um serviço contábil!
Conte com apoio dos profissionais especializados da Ativo Contabilidade. Atuamos no mercado desde 1996 e nos tornamos especialistas em prestar serviços de forma contínua e segura na área de assessoria contábil, tributária, trabalhista e societária, bem como consultoria em gestão financeira e jurídica.
Com isso, ajudamos empresários e profissionais a alcançarem seus sonhos e objetivos.
Sendo assim, caso queira continuar acompanhando o nosso conteúdo, acesse o nosso blog e siga as nossas redes sociais! Esperamos você por lá!
Acesse nosso blog e aproveite para conferir: Contabilidade para startups: entenda como funciona e como contratar!