O processo de precificação é uma das principais ferramentas que auxiliam no caminho do empresário varejista que deseja construir um negócio lucrativo.
Em meio a um mercado cada vez mais competitivo, a formação de preços precisa ser feita de forma eficiente, a fim de evitar que a comercialização de seus serviços sejam realizadas com prejuízo.
Pensando nisso, nós, da Ativo Contabilidade, elaboramos um conteúdo repleto de dicas.
Sendo assim, leia com atenção e aprenda como funciona o processo de precificação de serviços. Vamos lá?
Por que minha empresa precisa do processo de precificação de serviços?
Primeiramente é preciso compreender, como um empreendedor estipula o preço de venda de seus serviços, podendo ser por meio de um markup ou qualquer outro processo.
Se por acaso, você empreendedor já ouviu falar no processo de precificação, certamente acredita que como resultado deste processo terá uma boa margem de lucro e o quanto ela é importante para o bom desenvolvimento de um negócio.
No entanto, esta é uma das principais armadilhas do varejo. Isso porque, negligenciar a formação do preço de venda, pode ser altamente prejudicial à saúde de uma empresa.
Como será possível ver ao longo desse conteúdo, esse processo engloba a realização de cálculos, aplicação de testes e análises.
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Quais as etapas de uma precificação?
Como o leitor pode perceber, a precificação de serviços, assim como todos os procedimentos de uma gestão, deve ser executada de maneira estratégica.
Cumprir corretamente cada uma das etapas do processo de precificação é de fundamental importância. Isso porque, tanto o mercado quanto a concorrência irão reagir a cada alteração que o empreendedor realizar no preço de seus serviços.
Imagine, que empreenda em um nicho exclusivo de mercado e na tentativa de a aumentar a margem e ganhar competitividade, trabalhe valor agregado ao preço de seus serviços.
Cerca de 89% dos empresários prestadores de serviços não fazem a gestão de preços da forma certa.
Apuração dos Indicadores e Margens
O processo de precificação de serviços ideal precisa ter início pela parte estratégica. Sendo assim é preciso analisar as margens e resultados nos períodos anteriores.
Deste modo, a realização desta etapa é fundamental, uma vez que possibilita a realização de um diagnóstico completo da empresa.
A precificação, para muitos gestores, é feita através do markup ou utilizando como base no preço de sua concorrência.
No entanto, a fim de evitar erros com a precificação de serviços, é preciso se atentar às margens reais de cada venda.
Além disso ao estipular um preço para cada serviço oferecido em sua empresa, é preciso que o gestor apure indicadores como, por exemplo, o capital de giro, a margem média e o ponto de equilíbrio operacional.
Rentabilidade objetivada
A segunda etapa do processo de precificação de serviços é a obtenção de uma visão do lucro líquido.
Isso porque, é preciso definir metas de ganho para sua rotina financeira, a fim de que seu processo de vendas possa ser lucrativo e rentável.
Deste modo, é possível retornar o investimento inicial, fazer investimento na infraestrutura, aumentar o pró-labore e etc.
Sendo assim, é preciso que a gestão empresarial esteja alinhada com os seus objetivos financeiros e para isso, é preciso definir o lucro líquido objetivado ao final do período.
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Mensurar esforços
Por último, apresentamos a etapa de análise e cálculo das disparidades entre esses dois cenários.
Uma vez definida a variação do preço antes e depois do processo de precificação, será preciso apurar os esforços necessários para que consiga bater a meta e atingir os seus objetivos almejados.
São acções do processo de precificação de serviços a serem definidas:
- Aumentar a margem média;
- Investir em marketing;
- Reduzir os custos;
- Agregar valor ao um serviço;
- Testar novos canais de venda.
Ao longo deste artigo, passamos por todas as etapas e desenvolvemos uma análise completa do processo de precificação de serviços.
Dessa forma, percebemos que competir usando preços reduzidos, não é a única estratégia para vender.
Sendo assim, conte com apoio dos profissionais especializados da Ativo Contabilidade.
Nós atuamos no mercado desde 1996 e nos tornamos especialistas em prestar serviços de forma contínua e segura na área de assessoria contábil, tributária, trabalhista e societária, bem como consultoria em gestão financeira e jurídica.
Com isso, ajudamos empresários e profissionais a alcançarem seus sonhos e objetivos.
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