Empreender demanda uma série de habilidades do gestor da empresa que vão muito além de possuir tato de mercado.
Conforme a pesquisa Desafios dos Empreendedores Brasileiros, feita em 2016 pela Endeavor – mas que ainda retrata um cenário bem atual – os desafios são diversos, que vão das estratégias de marketing à gestão de pessoas.
Entretanto, sem sombra de dúvidas um dos mais importantes está relacionado a saber como produzir rentabilidade a partir de suas operações de comércio. Isso porque no Brasil a má administração econômica é a principal responsável pelos fechamentos de negócios.
Por isso, todo empreendedor precisa conhecer estratégias para garantir um bom faturamento para sua empresa, pois esta é a fonte de renda que garantirá tanto os lucros quanto a capacidade de liquidar despesas do negócio.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e conheça as dicas de nossos especialistas sobre como aumentar o faturamento da empresa!
O que é faturamento?
O faturamento é a base para se mensurar a qualidade de desempenho de empresas em qualquer segmento de mercado.
É aferida a partir da soma de todos os valores monetários arrecadados pela empresa durante determinado período – que pode ser variado, conforme os objetivos estratégicos do negócio – a partir das atividade mercadológicas do negócio que podem ser:
- Venda de produtos;
- Prestação de serviços;
- Produção industrial.
Avaliar a receita gerada por um negócio é a base para compreender se suas estratégias de mercado são eficientes, bem como se seus produtos ou serviços estão satisfazendo as expectativas de seu público consumidor.
Qual a importância do faturamento para uma empresa?
Como visto, o conhecimento pleno do faturamento de uma empresa é fundamental para que a empresa opere de modo estratégico e possa realizar seus projetos.
Ainda, de modo operacional, o faturamento de um negócio é um dos pilares para se definir o enquadramento tributário da empresa de modo assertivo, impactando sobre a regularização do negócio frente aos órgãos de fiscalização e à Receita, garantindo o compliance fiscal e ampliando as oportunidades de parcerias, linhas de crédito e outras vantagens.
Dessa forma, é a partir do dinheiro faturado que a empresa liquidará todas suas obrigações financeiras.
Cálculo de lucro da empresa
Por fim, um gestor só consegue saber a lucratividade de uma empresa com uma avaliação acertada do faturamento. Sendo assim, compreende como lucro o valor líquido que resta após descontadas despesas e custos necessários para sustentar a empresa em funcionamento.
Assim, além de se saber qual o verdadeiro ganho do empreendedor, cria-se base para avaliar os custos de produção, reduzir gastos e redistribuir o capital internamente de maneira estratégica.
Por isso, é muito importante contar com o suporte especializado de uma contabilidade para calcular adequadamente o faturamento de sua empresa.
O que fazer para aumentar o faturamento da empresa?
As estratégias para gerar mais faturamento sobre um negócio são diversas e deve operar de modo contínuo, com o propósito de mitigar gargalos operacionais do negócio e mudanças no cenário em que a empresa está engajada, como aumento de preços de insumos e sazonalidades das vendas, por exemplo.
Entretanto, algumas estratégias devem sempre acompanhar o desempenho comercial do negócio, com foco em aumentar o faturamento da empresa. Confira algumas delas.
Invista em quem já confia na marca
Pesquisas de mercado demonstram ser até 7 vezes mais barato vender para quem já consome sua marca do que conquistar novos consumidores.
Logo, se você quer capitalizar estes resultados e aumentar o faturamento da sua empresa, é uma estratégia interessante estabelecer uma relação de proximidade e oferta de benefícios exclusivos para esses clientes.
Trabalhe com uma lista de contatos, de preferências com algumas informações como profissão, estado civil, tipos de lazer e gêneros musicais que gosta, dentre outros. Isso permite explorar datas comemorativas, como aniversários e outras datas comerciais e realizar ofertas de relevância.
Aumente o ticket médio de vendas
Outra estratégia eficaz é a oferta de produtos e serviços a baixo custo associados à principal necessidade do cliente. Uma boa estratégia para isso é a venda de combos com descontos, por exemplo.
Se você trabalha com produtos, pode oferecer descontos na aquisição conjunta de itens que se complementam, por exemplo, no ramo de beleza, um shampoo e um condicionador de uma mesma linha.
Uma dica importante é estar atendo a legislação para não incorrer em vendas casadas.
Aumentar a frequência de compra
Tão importante quanto vender mais produtos de uma só vez é vender com mais frequência de compra. Este fator estimula o fluxo de caixa e aumenta o faturamento, capital de giro e até mesmo os lucros.
Algumas técnicas poderosas para isso são:
- Utilize um marketing eficiente, com estratégias atualizadas e um amplo conhecimento das preferências de seus clientes;
- Desenvolva uma buyer persona para sua marca
- Invista sempre no lançamento de novos produtos e soluções. Crie estratégias de divulgação e vantagens, como envios de amostras grátis, promoções, sorteios, entre outros serviços que manterão seu público engajado com a marca.
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