Mais que uma burocracia contábil para demonstrar a regularidade das atividades da empresa para a Receita, a Demonstração de Resultados do Exercício (DRE), pode ser uma grande aliada na hora das tomadas de decisões em um negócio.
Isso por este relatório ser o resultado da análise de todas as operações da empresa, de modo a indicar a sua saúde financeira e contábil. A partir disso, será possível tomar atitudes para melhorar os seus resultados.
Por essa razão, é crucial que empresários tenham conhecimento a respeito desse documento e saibam como estruturá-lo. Desse modo, preparamos esse texto para te ajudar a entender mais sobre os usos da DRE, por isso, leia-o com atenção.
Tenha uma boa leitura!
O que é a DRE?
A Demonstração de Resultados do Exercício (DRE) é um relatório de desempenho
dos negócios cujo objetivo é analisar um período específico de atividade da empresa, com vistas a apontar índice de lucratividade – ou prejuízo – no exercício investigado.
Para tanto, considera todas as atividades da empresa que acarretam custos, sejam eles financeiros, estratégicos e operacionais, e produz um diagnóstico sobre cada uma delas.
A realização da DRE anualmente é uma prática obrigatória por Lei, para demonstrar a regularidade das práticas contábeis e garantir a sua transparência, pois apresenta todas as despesas quitadas e receitas captadas no ano, indicando o resultado líquido. Deve ser realizada ao fim de um ano-calendário.
Entretanto, do ponto de vista gerencial, a ferramenta oferece diversas vantagens para que a utilize como base para tomadas de decisões. Veja como isso acontece.
Continue a leitura: Gestão Fiscal e Tributária: como a Ativo Contabilidade atua?
Quais as funções da DRE para a empresa?
Ao realizar o levantamento das atividades, receitas e custos da empresa de modo individualizado, a DRE possibilita que o gestor tenha uma visão completa das principais fontes de composição do lucro líquido da empresa, bem como dos gastos de mais peso em todas as transações dentro das contas patrimoniais do negócio.
Dessa forma, a Demonstração do Resultado do Exercício cumpre um papel importante para se auditar as práticas econômicas e tributárias da empresa, com vistas a garantir a transparência e oferecer base para redução de custos do negócio.
Ainda, consolida-se como referência para a elaboração do planejamento estratégico para o próximo ciclo operacional da empresa e balizar a revisão e reestruturação de custos, despesas e captação de receitas.
Assim, a DRE consolida-se como um importante método de análise de resultados e tomada de decisões e é recomendável, que seja realizada periodicamente (de modo trimestral ou semestral).
Com a DRE, é possível planejar o fluxo de caixa, projetar cenários e se preparar para desafios importantes, como investimentos no crescimento da empresa sem impactos na produção, investimentos em novos nichos de mercado, aberturas de filiais, ou mesmo enfrentamento de períodos de crise.
Agora que você já compreende a importância de uma Demonstração do Resultado do Exercício para sua empresa, confira como estruturar e usar a DRE na tomada de decisões.
Como estruturar a DRE?
Primeiramente, é necessário que a DRE seja estruturada de maneira cronológica e de fácil leitura, com indicadores claros de receitas, fontes de capital e dispêndios diversos como custos e despesas fixos e variáveis da empresa.
Para o cumprimento de obrigações fiscais, a DRE possui um modelo padrão estabelecido pela Lei 6.404/1976. Dessa forma, a estrutura de uma Demonstração do Resultado do Exercício deve apresentar:
- Receita bruta das vendas e suas respectivas deduções, abatimentos e impostos;
- Receita líquida das vendas, custo de produtos e serviços vendidos e o lucro bruto;
- Despesas relativas às vendas, deduções das receitas e despesas administrativas ou fixas;
- Custo de produtos vendidos (CPV);
- Lucro bruto ou resultado bruto, que aponta a diferença entre o que foi faturado e o que foi gasto na produção da mercadoria ou prestação o serviço;
- Resultado do exercício Resultados antes da incidência de IRPJ e CSLL;
- Alíquotas de IRPJ e CSLL;
- Resultado líquido do exercício, calculado após os descontos de impostos recolhidos a partir do lucro bruto.
Como a DRE ajuda nas tomadas de decisões?
A esta altura, você já compreende todo o papel desempenhado por uma DRE. Mas deve estar se perguntando qual a melhor maneira de utilizar estes indicadores para se tomar decisões assertivas, correto? Existem algumas maneiras estratégicas de se utilizar a DRE.
Alguns modelos são personalizados para as particularidades de cada negócio. Aqui, apresentaremos aqueles que podem ser aplicados de modo estratégico para qualquer empresa.
Confira algumas estratégias para usar a DRE na tomada de decisões.
Análise horizontal
Este modelo de análise da Demonstração do Resultado do Exercício considera o desempenho de um indicador por vez e segue uma linha cronológica para verificar se houve aumento ou redução das contas ao longo do tempo. Apesar de cronológica, a análise não precisa necessariamente ser contínua (podendo, por exemplo, comparar dados de 2018 e 2022).
Assim, indica se sua empresa está crescendo, se opera de modo estático ou se está apresentando uma diminuição na lucratividade.
Análise vertical
A análise vertical permite relacionar um elemento da DRE com outro da mesma categoria. Por exemplo, é possível verificar o desempenho de vendas de um produto ou serviço em comparação com outros.
Além do desempenho, esta forma de se analisar a DRE gera parâmetros comparativos para incidência de impostos, despesas, receitas ou custos relativos a cada produto, ou serviço analisado.
Retorno Sobre as Vendas (RSV)
Também conhecido como margem de lucro, este indicador aponta o lucro obtido por cada transação comercial de forma individual (ou seja, a receita gerada por uma única venda).
Seu cálculo é obtido pela seguinte fórmula:
- RSV = Lucro Líquido/Receita Total x 100
Agora eu você já conhece a importância da Demonstração do Resultado do Exercício e já sabe como estruturar e usar a DRE na tomada de decisões, que tal contar com especialistas para potencializar a precisão e o uso estratégico dessa ferramenta em sua empresa?
Conte com o suporte da Ativo Contabilidade!
Somos uma empresa em Porto Alegre com especialidade em contabilidade geral, viabilização de projetos econômicos e revisão digital de obrigações acessórias. Com todas essas áreas de expertise, somos peritos em realização de planejamento e estudos de indicadores com assertividade impecável.
Conte com nossos consultores para a produzir sua Demonstração do Resultado do Exercício de modo preciso.
Entre em contato e conheça nossas soluções! Gostou deste artigo? Visite nosso blog para mais leituras como esta. Siga também nossas redes sociais.
Leia mais: Por que ter o apoio de um contador na hora de montar um plano de negócios é um diferencial?