A modalidade de negócios classificada como Microempresa (ME) é um dos meios de se começar no mundo do empreendedorismo mais viáveis no Brasil.
Não por acaso, as ME, junto com as pequenas empresas empregam cerca de 52,2% dos trabalhadores formais no Brasil e compõem grande parte da força produtiva: elas geram cerca de geram 27% do PIB do Brasil o correspondente a R$ 599 bilhões em um ano.
Todos estes dados demonstram a grande relevância do setor para a sustentação da economia no Brasil, tornando-o um verdadeiro catalisador de investimentos, tanto por empresas privadas, quanto pelo governo.
Entretanto, prosperar na área demanda estratégia para demonstrar que seu negócio oferece segurança e potencial para gerar lucratividade.
Isso porque, muitos gestores entram no campo do empreendedorismo sem se preparar adequadamente, o resultado é o colapso grande destas empresas em menos de 5 anos.
Dessa forma, se você deseja empreender no ramo dos pequenos negócios mas não sabe por onde começar, acompanhe este post para saber o que é uma Microempresa e quais os seus benefícios.
Tenha uma boa leitura!
O que é uma microempresa?
Conforme a definição do Portal da Indústria, Microempresas são aquelas que contam com até 19 colaboradores na indústria, 9 postos de trabalho nos segmentos de comércios e prestadores de serviço e apresentam faturamento anual de até R$ 360 mil.
O teto de receita anual é uma previsão da Lei Complementar nº 123/2006. Um microempreendedor pode optar por qualquer natureza jurídica, ou seja, pode gerir o negócio em caráter solo ou em sociedade.
A natureza jurídica será determinante para a definição das regras para a composição do empreendimento, a estrutura da sociedade, a responsabilidade atribuída a cada membro titular acerca de dívidas da pessoa jurídica, bem como das obrigações tributárias.
Quanto ao regime tributário, a Microempresa pode trabalhar em todas as categorias:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real.
A boa gestão destas informações é substancial para que o gestor possa explorar os benefícios do modelo de Microempresa.
Entretanto, para uma escolha assertiva, é necessário que o empreendedor realize um bom estudo de caso de seu negócio. Uma escolha bem planejada evita que a empresa deixe de arcar com tributos fundamentais ou pague impostos a mais do que lhe é devido.
Quando o assunto é tributações, vale sempre uma atenção maior, continue a leitura para compreender mais sobre o tema.
Quais impostos uma microempresa paga?
Via de regra, são oito os impostos que recaem sobre uma Microempresa. Entretanto, deve-se ter em mente que o valor das tributações podem variar conforme o regime tributário do negócio, o ramo de atividade ou mesmo a localidade em que o empreendimento está registrado.
Isso, haja vista que algumas tributações podem apresentar regras ou alíquotas distintas conforme o município. Confira quais são os principais impostos que uma Microempresa paga:
- Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ);
- Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);
- Imposto Sobre Serviços (ISS);
- Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins);
- Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)
- Programa de Integração Social (PIS) e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep);
- Contribuição Previdenciária Patronal (CPP).
- Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), cobrado apenas de indústrias.
Entretanto, o empreendedor deve estar atento às previsões da Lei Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.
Criada em 2006, esta Lei tem o propósito de regulamentar as atividades de empresas por ela enquadradas e pode oferecer benefícios fiscais bastante relevantes no sentido de reduzir a caga tributária dessas empresas.
A figura de um contador com experiência em Microempresas é de grande importância para se aproveitar as vantagens desta Lei para seu negócio.
Agora que você já compreende, em linhas gerais, o que é uma Microempresa e como ela funciona, é hora de conhecer quais os benefícios em se abrir uma ME.
Confira este: Contabilidade consultiva: o que é e como funciona.
Vantagens de abrir uma microempresa ME
Se você optou pelo regime de Microempresa, vai encontrar menos burocracia para a abertura do negócio. Um dos aspectos principais desta simplificação é o fato de que os impostos devidos ao processo são agregados em uma única guia.
Já no cotidiano da sua vida empreendedora, dentre os vários benefícios experimentados, podemos destacar:
- Não há valor mínimo fixado para o capital social;
- Simplificação das regras trabalhistas, previdenciárias e processos administrativos;
- Livre escolha entre os regimes tributários existentes;
- Opção de escolha entre os tipos societários.
- Em caso de férias coletivas, não precisa comunicar ao Ministério do Trabalho e Emprego;
- Representação facilitada frente à Justiça do Trabalho;
- Não tem a obrigação legal de afixar quadro de trabalho.
- Acesso facilitado a crédito de linhas especiais.
Além de todos os pontos abordados, as MEs ainda possuem vantagens em processos licitatórios em relação a negócios de maior porte: ainda que as obrigações fiscais não estejam em ordem, a microempresa pode participar de licitações.
Entretanto, vale lembrar que, caso ganhe o processo, o gestor tem o prazo de até dois dias para regularizar a situação.
Conte com o suporte especializado da Ativo Contabilidade
Agora que você já tem uma panorama do que é uma Microempresa e quais benefícios em gerir um negócio neste modelo, conte com o suporte de quem pode te ajudar nas decisões mais acertadas: conheça a Ativo Contabilidade.
Somos uma contabilidade com expertise no assessoramento a pequenos empreendedores.
Confie em nossos serviços para seu empreendimento crescer! Fale com nossos
consultores. Vamos te apresentar soluções sob medida para sua empresa.
Gostou deste artigo? Então aproveite para conhecer mais materiais em nosso blog e siga também nossas redes sociais!
Continue a leitura: Diferenças entre ME e EPP: Qual é melhor para sua empresa?