Manter as obrigações legais e fiscais e ainda ter tempo para lucrar, exige de um gestor estar sempre atento a detalhes do negócio e tendências de mercado.
Além disso, ficar para trás no uso das tecnologias é entregar a dianteira à concorrência, e isso significa menos dinheiro em caixa. Uma ferramenta engenhosa quando o assunto é ganhar notoriedade no mercado é a Emissão de nota fiscal Eletrônica.
Também chamada de NF-e, essa ferramenta traz uma série de benefícios e facilidades para empresas que optam pelo seu uso.
Quer usufruir de cada um deles para seu negócio ganhar mais reconhecimento, agilidade e atrair mais compradores? Então não perca o conteúdo deste artigo.
Boa Leitura!
O que é a nota fiscal eletrônica?
A nota fiscal eletrônica (NF-e) é um comprovante com validade jurídica que atesta a aquisição – por meio de recursos financeiros – de um bem, produto ou serviço, geralmente oriundo de uma empresa para outra ou para uma pessoa física.
A legalidade deste documento é assegurada pela assinatura digital do remetente, que fica armazenada em formato digital.
A emissão de nota fiscal eletrônica atesta que o produto da compra é legalmente propriedade da pessoa referenciada no documento como comprador ou, em caso de serviços, do contratante.
A normatização do modelo eletrônico entrou em vigor em 2005, passando a ser obrigatório a emissão do documento oficial a partir deste março. A medida foi oficializada por meio do Ajuste SINIEF 7/2005 que instituiu, em nível nacional, a NF-e o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (Danfe).
O documento integra o projeto do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) oficializado por meio de decreto federal firmado em janeiro de 2007.
Atualmente, a NF-e deve responder a critérios de padronização e pode ser consultada por meio do Portal da Nota Fiscal Eletrônica – plataforma gerida pela Secretaria Especial da Fazenda, órgão da esfera do Governo Federal.
Qual a importância da NF-e?
Antes da emissão de nota fiscal eletrônica em 2005, a legislação era permissiva quanto a emissão de notas fiscais manuais. Entretanto, ao produzir o registro sem que fosse necessariamente respaldado em um padrão preestabelecido e em meios para consultas em canais oficiais, o processo era mais suscetível a irregularidades, erros ou fraudes.
A medida tornou mais seguras as transações de compra e venda, e beneficiou tanto empreendedores quanto consumidores, conferindo mais transparência aos acordos comerciais.
Aos clientes, é a garantia do cumprimento das responsabilidades previstas ao vendedor pelo Código de Defesa do Consumidor, tais como trocas, devoluções e outros compromissos legais.
Já o empreendedor sai ganhando na hora de estruturar o planejamento tributário, criar uma projeção de arrecadação do seu negócio e fazer a gestão estratégica do estoque, apenas para citar alguns dos benefícios. As notas fiscais emitidas servirão de base fundamental para ser assertivo em suas demonstrações contábeis.
No plano geral, a NF-e passou a protagonizar o cenário da segurança jurídica e fiscal em relações comerciais. Gerir a contabilidade, seja de empresas ou individual – bem, como realizar os cálculos tributários – ganhou outra cara a partir da emissão direto na nota de impostos recolhidos em cada processo de comercialização.
Agora que você já sabe a importância da emissão de nota fiscal eletrônica, continue nesse artigo para saber os diversos tipos de notas fiscais existentes.
Leia mais: 4 dicas para não errar na hora de fazer a folha de pagamento do seu comércio.
Quais tipos de nota fiscal eletrônica existem?
A nota fiscal eletrônica é um modelo padrão, que atende a um propósito generalizado nas relações de mercado. Entretanto, existem outros modelos mais específicos para determinados segmentos ou serviços, além da NF-e. São eles:
- Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e);
- Conhecimento de Transporte eletrônico (CT-e);
- Nota Fiscal Eletrônica Avulsa (NFA-e);
- Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e);
- E as Notas Fiscais de Importação e Exportação.
Na hora de empreender, é imprescindível estar antenado para os tipos de notas fiscais existentes no Brasil, suas categorias e de que forma implicam na tributação de seu empreendimento.
Mas não se preocupe com esta situação. O suporte de um profissional contábil especializado será sua salvaguarda na hora de organizar sua regularidade fiscal e garantir a transparência de seus compromissos com a Receita.
Já falamos sobre alguns benefícios da NF-e. Veja a seguir algumas outras vantagens de emitir esse documento.
Quais os benefícios oferecidos pela NF-e?
A emissão da nota fiscal eletrônica resguarda diversas garantias legais, tanto de comerciantes quanto de consumidores.
Como vantagem agregada, a nota fiscal assegura a boa procedência de um produto ou serviço e confere credibilidade ao empreendedor.
Para o mercado em sentido amplo, pode-se destacar os seguintes benefícios:
- Mais segurança nas transações comerciais;
- Proteção de dados dos clientes;
- Validação jurídica de cada compra;
- Transparência no monitoramento de dados;
- Redução de risco de extravios;
- Diminuição no gasto de papel.
Leia também: Por que utilizar o balancete para a tomada de decisões?
Como emitir a Nota Fiscal em minha empresa?
Se esta é a pergunta em sua cabeça no momento, faz todo o sentido e é hora de respondê-la.
Você busca equilíbrio contábil e fiscal para sua empresa além de mais credibilidade e segurança nas interações comerciais e já compreendeu que a emissão de nota fiscal eletrônica é uma garantia e tanto para as necessidades de seu negócio.
Entretanto, para o sucesso de qualquer recurso implementado em uma empresa, é necessário saber utilizá-lo com familiaridade e destreza, concorda?
Vamos então, ao passo a passo para a emissão de uma NF-e em sua empresa.
- Com o suporte de um contador especializado no seu segmento, defina o tipo de nota fiscal eletrônica pertinente ao seu negócio.
- Adquirir um certificado digital é uma boa pedida: dinamiza a assinatura documentos, e a emissão de NF-es. Você ganha em tempo e comodidade;
- Cadastre-se junto aos órgãos fiscais de seu estado. Para ter a autorização da Receita Federal para a emissão de cada NF-e e suas variações;
- Simplifique o processo com a contratação de um software para emissão das notas fiscais. Nessa hora, não se esqueça de buscar bons preços e conferir a avaliação de usuários do programa, para não ter frustrações com falhas ou navegabilidade ruim.
Estes são os passos para o sucesso do seu negócio com a instalação do programa e implementação do uso do certificado digital, seu empreendimento já tem tudo o que precisa para emitir notas fiscais e garantir mais confiança no mercado.
Dúvidas sobre como fazer a gestão das notas fiscais? A Ativo contabilidade é o suporte que sua empresa precisa!
A Ativo Contabilidade é uma referência no mercado contábil. Oferecemos excelentes soluções em gestão financeira, societária, contábil e fiscal.
Nossa equipe de experts em gestão fiscal e tributária vai garantir a regularidade das transações a partir da emissão de Notas Fiscais Eletrônicas para seu empreendimento. Você poderá usufruir de todos os benefícios desta tecnologia sem ter que quebrar a cabeça ou trabalhar mais por isso. Conte com a gente!
Entre em contato conosco e conheça os nossos planos!
Curtiu este artigo? Confira mais em nosso blog. Siga também nossas redes sociais. Tem sempre algo novo por lá!
Você pode se interessar: Como melhorar a gestão financeira do seu negócio.