Entre as principais ferramentas de controle financeiro em uma empresa, talvez a mais importante seja o fluxo de caixa.
Registrar e monitorar as entradas e saídas das contas empresariais é uma prática essencial, tanto para evitar erros na sua contabilidade, quanto para avaliar o desempenho do seu negócio.
No entanto, muitos empreendedores pensam que só existe um tipo de controle de fluxo de caixa, sem saber que essa ferramenta pode ser aplicada de formas diferentes. Ademais, existem vários gestores de empresas que sequer compreendem a importância dessa prática para ajudar a manter um negócio gerando lucro.
Se você quer conhecer melhor os tipos de fluxo de caixa que pode utilizar para cuidar do capital de giro da sua empresa, continue a leitura deste texto e entenda a importância desse mecanismo para a gestão das suas finanças.
Confira!
O que é o fluxo de caixa?
Fluxo de caixa, como você pode ter deduzido pela introdução deste artigo, é o registro de transações realizadas nas contas de uma empresa, visando à totalização dos ganhos e gastos da organização ao longo de um período de tempo.
Além de evitar fraudes, erros e pagamentos indevidos, o controle do fluxo de caixa permite que um gestor avalie de forma ágil seus índices de venda, bem como a distribuição das suas despesas.
Cada tipo de fluxo de caixa foca em uma análise diferente a respeito das finanças de um negócio, e cada um deles cumpre um papel importante nessa gestão. Para entender a relevância dessa prática e da diferenciação entre cada categoria, confira a seguir:
Qual é a importância do fluxo de caixa para a gestão do seu negócio?
O fluxo de caixa é essencial para qualquer gestor que se preze. Não realizar esse tipo de controle é o mesmo que dirigir de olhos fechados na estrada, ignorando tudo que você deve utilizar para se guiar em uma rodovia: sua visão.
Portanto, tentar gerir um negócio sem fazer um controle do capital de giro é loucura, assim como desligar os faróis do seu carro à noite, no meio da rua!
Para executar uma gestão de fluxo de caixa de maneira assertiva e eficiente, não basta simplesmente anotar a quantia existente nas contas da empresa ao fim de cada dia e, no fim do mês, comparar com o mês anterior. É preciso fazer mais do que isso!
Se você quer ter um controle financeiro eficaz, é fundamental categorizar os gastos, comparar os custos variáveis com os períodos anteriores, avaliar as despesas de cada setor e as vendas de cada produto ou serviço. Somente assim, você consegue ter uma visão clara sobre o desempenho do seu negócio como um todo.
Para saber como aplicar essa ferramenta corretamente na sua empresa, é preciso conhecer cada tipo diferente de fluxo de caixa. Confira!
Leia também: Fluxo de caixa estruturado para comércio atacadista: entenda a importância.
Tipos de fluxo de caixa: entenda as diferenças
Cada tipo de fluxo de caixa possui características distintas e aplicações que funcionam melhor em situações variadas. Entenda as diferenças entre cada um deles:
Fluxo de caixa direto
O fluxo de caixa direto leva em consideração os valores brutos de cada transação. Ou seja, é uma análise de tudo antes do desconto dos impostos.
Não é que esse modelo de controle, que é tão comum em empresas de vários segmentos, não leve a carga tributária em consideração. Porém, os impostos são considerados em uma categoria separada e todas as despesas e receitas são segmentadas por sua natureza contábil.
Isso facilita uma análise mais ágil do desenvolvimento de cada setor da empresa, e traz uma visão mais clara sobre a situação financeira atual.
Fluxo de caixa indireto
O fluxo de caixa indireto, por outro lado, não considera cada transação para chegar a um total. Ele faz o oposto disso, considerando o total de um ano e comparando com o do exercício anterior. Sendo assim, trata-se de uma comparação entre resultados de períodos diferentes.
Uma forma eficiente de se avaliar o seu controle financeiro, em relação à validade dos registros e a procura de erros operacionais e até fraudes, é comparar os fluxos de caixa direto e indireto.
Fluxo de caixa livre
O fluxo de caixa livre é um conceito simplificado, que desconsidera as despesas mensais (fixas e variáveis) da empresa. Pode ser utilizado para o cálculo da distribuição de lucros entre os acionistas ou sócios e também tem aplicação na projeção de quitação de dívidas.
Fluxo de caixa projetado
O fluxo de caixa projetado não é um registro efetivo de transações das contas da empresa, mas sim uma projeção do seu futuro. Justamente por isso, essa ferramenta também é chamada de plano orçamentário, já que se trata de um mecanismo de planejamento.
Para que essa projeção seja feita com assertividade, porém, é preciso analisar os registros de fluxo de caixa anteriores, levando em conta as oscilações de cada mês e as anomalias de períodos de crise.
Fluxo de caixa para investimentos
Se a sua projeção de ganhos está positiva para os próximos meses, não vale a pena deixar muito dinheiro parado no seu capital de giro, certo? Por conta disso, muitos gestores criam o fluxo de caixa para investimentos, que é uma forma de planejar a expansão da empresa, a compra de títulos, a abertura de uma filial ou a aquisição de concorrentes menores.
Tudo isso é feito com base em um excedente no capital de giro projetado, visando maximizar esse lucro ainda mais.
Fluxo de caixa descontado
Por último, temos o fluxo de caixa descontado surge em oposição ao tipo anterior, já que se baseia exatamente em investimentos eventualmente recebidos, não feitos pela empresa. Funciona como uma espécie de projeção, mas descontando os custos de capital oriundos de investidores externos.
Conte com apoio da Ativo Contabilidade para gerir seu fluxo de caixa!
Agora que você conhece os tipos de fluxo de caixa que pode aplicar na sua empresa, por que não fazer isso com apoio de especialistas em gestão financeira? Gerir um negócio é uma tarefa dura, e qualquer erro no controle das finanças pode acabar virando uma bola de neve e gerar um impacto negativo nas suas contas.
Para evitar que seu empreendimento seja vítima desse tipo de problema, basta contar com a Ativo Contabilidade! Somos uma prestadora de serviços contábeis que atua com muita dedicação para garantir que seu cotidiano como empresário seja tranquilo e que sua empresa seja capaz de alcançar um novo patamar.
Entre em contato com nosso time de especialistas e entenda como nossas soluções podem simplificar a gestão do seu negócio.
Gostou do conteúdo? Então siga as nossas redes sociais para conferir mais dicas de gestão e visite o nosso blog para ler novos artigos.
Continue lendo: Como contratar uma boa consultoria contábil para minha empresa?