Uma das principais questões que definem o sucesso de um empresário é saber calcular a margem de lucro do seu negócio. Como é de se imaginar, lucrar é certamente um dos maiores objetivos de qualquer pessoa que empreende, por isso é importante compreender não somente as estratégias que podem resultar no aumento de seus lucros, como também os seus cálculos.
Partindo do princípio que a definição do lucro de uma empresa é a diferença entre a receita e os gastos, é importante entender que a margem de lucro é um conceito completamente distinto. Ainda que ambos tenham relação ao ganho líquido de um empreendimento durante uma transação financeira, eles têm utilidades diferentes.
Quer entender melhor as várias definições de lucro e como a margem de lucro gera impacto em cada uma delas, bem como no faturamento e no sucesso do seu negócio? Neste artigo vamos explicar detalhadamente como calcular a margem de lucro e a função desse valor para a gestão financeira do seu negócio.
Para aprender mais sobre esse assunto, confira!
O que é a margem de lucro?
Margem de lucro, como explicamos na introdução deste texto, é um conceito bem diferente do lucro total da empresa.
A compreensão de lucro pode ser dividida em dois conceitos separados: lucro bruto (que é a subtração do faturamento pelas despesas antes de incluir os impostos) e lucro líquido (que considera a carga tributária entre os custos da empresa).
Se lucro bruto e lucro líquido são valores reais de dinheiro, é importante entender que a margem de lucro não é. De modo geral, esse conceito é um coeficiente, um percentual, que define a fração do preço de venda de um produto ou serviço que é destinada para o lucro do empresário.
A margem de lucro pode sofrer alterações, e pode ser aplicada de várias formas em diferentes categorias de mercadoria ou serviço. De modo geral, porém, uma empresa costuma aplicar o mesmo percentual em toda a sua lista de produtos.
Aprenda a calcular a margem de lucro do seu negócio!
Olhando por uma ótica simplificada, a margem de lucro pode ser definida por uma fração simples. Na fórmula a seguir, ela é representada por “ML”:
ML = lucro / faturamento
Simples, não é mesmo? Para converter esse coeficiente em um percentual, basta multiplicar por 100, e você aprendeu a calcular a margem de lucro do seu negócio! No entanto, somente dessa maneira, você não consegue aplicar esse valor em nada, não é mesmo?
Até porque, se você ainda está abrindo sua empresa, ainda não tem valores de referência para calcular seu lucro líquido nem sua receita bruta, certo? Como, então, estipular uma margem de lucro para um empreendimento?
Essa pergunta não possui uma resposta simples, e é preciso entender que, em cada setor do mercado, trabalha-se com valores diferentes. No ramo dos serviços, por exemplo, o regime tributário do Lucro Presumido trata a margem de lucro das empresas como equivalente a 32% do faturamento. No comércio, por outro lado, esse valor fica em 8%.
Em todo caso, você pode considerar os percentuais do Lucro Presumido como uma referência básica, mesmo que esse não seja seu regime tributário de escolha. No entanto, a melhor saída é buscar o apoio de uma contabilidade especializada, que ajuda a avaliar o potencial da sua empresa, dos seus produtos, e a situação da sua concorrência.
Leia também: Como melhorar a gestão financeira da sua empresa.
Quais são as aplicações da margem de lucro?
Ao se deparar com fórmulas e porcentagens de presunção de lucro, você pode estar se perguntando: qual é a utilidade de todo esse cálculo? Onde vou aplicar a margem de lucro na gestão financeira do meu negócio?
Essa pergunta tem muitas respostas, mas a principal delas é a precificação de produtos e serviços. Esse cálculo, que visa à definição de um preço final de venda que ajude a maximizar seu lucro bruto, requer o conhecimento da margem de lucro que você deseja aplicar na sua empresa, além de outras variáveis contábeis, como os custos fixos e variáveis.
Se você está abrindo um comércio, indústria ou empresa de serviços, é preciso vender com preços que atraiam clientes, mas que consigam suprir todos os seus gastos materiais e operacionais, além de gerar lucro. Ademais, você ainda precisa trabalhar com valores que consigam competir com a concorrência, não é verdade?
Para que tudo isso seja possível e a precificação seja feita da melhor maneira, um empresário precisa saber calcular a margem de lucro do seu negócio. Para igualar aos preços de concorrentes, você pode reduzir o percentual de lucro de alguns produtos, mas sempre ficando atento ao ponto de equilíbrio.
Veja também: Ferramentas de gestão financeira para otimizar a análise de resultados da sua empresa.
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Agora que você já sabe o que é a margem de lucro, qual é sua aplicação e como calcular, que tal dar o próximo passo para maximizar sua geração de receita e elevar a lucratividade do seu negócio?
O próximo passo para alcançar essa meta é buscar o apoio de uma contabilidade que ajude você na gestão das suas finanças e isso você encontra na Ativo Contabilidade! A Ativo é uma referência no mercado contábil brasileiro, trabalhando sempre com os melhores profissionais na busca pelo sucesso da sua empresa.
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