Com a pandemia do Covid-19 impedindo muitas pessoas de saírem de casa ao longo dos últimos dois anos, muitos brasileiros sentiram a necessidade de trabalhar em suas próprias residências.
Mas eu, que trabalho como pessoa jurídica, posso abrir uma empresa no meu endereço? Existe alguma restrição em relação ao funcionamento de negócios em áreas residenciais?
Sim, existem algumas limitações para o registro de CNPJs em certas localidades e é preciso ficar atento a esses detalhes para evitar problemas com a fiscalização.
Quer saber mais sobre as possibilidades de abrir empresa no seu endereço residencial? Leia com atenção este conteúdo que preparamos e aprenda a condicionar seu negócio para trabalhar de casa.
Tenha uma boa leitura!
Posso abrir empresa no meu endereço?
Se você trabalha como autônomo (pessoa física) ou quer se tornar empreendedor, uma dúvida já deve ter passado pela sua cabeça: posso abrir empresa no meu endereço? Essa possibilidade existe, mas existem limitações e é preciso ficar atento a cada uma delas!
É importante consultar algumas questões antes de formalizar seu negócio no seu endereço residencial. Isso porque, para algumas atividades econômicas, não é permitido fazer esse registro.
Quando você abre uma empresa, uma das etapas a se executar é a Inscrição Municipal. Nessa parte do processo, é preciso também verificar a viabilidade do endereço escolhido para a atividade econômica pretendida. Isso é importante, porque algumas prefeituras criam restrições de CNAEs para certas partes da cidade.
Além disso, vale mencionar que certas naturezas jurídicas também exigem o uso de um endereço comercial, e alguns CNAEs são permitem a abertura de empresa em endereço residencial em nenhum município brasileiro.
Que tipo de empresa posso abrir no meu endereço?
Diversas profissões podem ser exercidas sem a necessidade de se comprar ou alugar um imóvel para construir uma sede.
Além de todo esse processo ser caro, ele também é desnecessário, então pode valer mais a pena abrir uma empresa no seu endereço residencial! Mas qual tipo de empresa posso abrir? Veja a seguir alguns exemplos:
- Serviços de publicidade e marketing;
- Técnica em informática;
- Design e webdesign;
- Agenciamento de viagens;
- Personal trainer;
- Fabricação de alimentos congelados;
- Criação de jóias e bijuterias;
- Dogwalker;
- Confecção de produtos artesanais;
Inúmeras atividades econômicas podem ser realizadas direto da sua casa e o que não faltam são exemplos de Microempreendedores Individuais ou Sociedades Unipessoais que começaram a fazer isso ao longo dos últimos anos.
No entanto, para fins oficiais, diversas atividades exigem registro em um endereço que não seja residencial. Felizmente, você não precisa alugar um imóvel ou uma sala comercial para fazer isso! É possível contratar uma solução de endereço fiscal. Saiba melhor o que é isso!
O que é o endereço fiscal e por que contratar?
Como já dissemos, alguns tipos de negócio não permitem o registro oficial em endereço residencial. Mas se, por exemplo, você é médico e atende somente por meio de consultas em domicílio, não há necessidade de abrir um consultório ou clínica, certo?
Mas, como sua atividade econômica não permite abrir empresa no seu endereço residencial, a melhor solução para o seu empreendimento é contratar um endereço fiscal.
O endereço fiscal é um local de natureza comercial que pode ser utilizado como endereço de registro da sua firma.
Em suma, esse domicílio fiscal entra no contrato social e em todos os outros documentos de abertura de empresa, mas não é a sede do empreendimento em si, que pode funcionar em outro local (sede comercial) ou no seu endereço residencial.
Para fins fiscais, tributários e oficiais, seu negócio está sediado no endereço fiscal que você contratar, mas, comercialmente falando, sua atuação ocorre em outro local a seu critério.
Como saber se preciso de um domicílio fiscal ou se posso abrir empresa no meu endereço?
Caso seja possível, abrir uma empresa no endereço onde você mora é uma opção mais fácil e mais vantajosa, certo? Mas, se não houver a possibilidade, basta recorrer a uma solução de endereço fiscal. Para saber se há necessidade, é preciso seguir alguns passos:
- Conferir a viabilidade do seu endereço com a prefeitura;
- Conversar com um serviço contábil para agilizar o processo;
- Averiguar as restrições da sua categoria profissional;
- Consultar restrições do seu condomínio residencial.
Caso haja a possibilidade de criar seu negócio dentro de casa, agora é hora de redigir um contrato social, fazer o registro na Junta Comercial do seu estado e criar um CNPJ. Para passar com mais agilidade e eficiência por esses e os outros processos burocráticos da abertura de empresa, é melhor contar com o apoio de um contador!
Nesse caso, venha conhecer os serviços da Ativo Contabilidade! Somos uma empresa referência no mercado contábil, e trabalhamos com uma série de soluções voltadas para aprimorar a gestão do seu negócio e elevar suas chances de sucesso.
Entre em contato, converse com um de nossos consultores e saiba mais sobre o nosso trabalho! Para ver outros conteúdos como este, confira o nosso blog e siga as nossas redes sociais.
Leia também: Como contratar uma boa consultoria contábil para minha empresa?