Quando um empreendedor se mantém atualizado quanto à realidade de uma empresa, as chances de crescimento são maiores. Aqui, é fundamental fazer a análise de indicadores financeiros.
Todo empresário precisa compreender que, para que uma empresa cresça, é preciso aprender a analisar os resultados operacionais de maneira correta.
O entendimento dos demonstrativos financeiros é um ponto chave na compreensão de seu desempenho corporativo.
Dessa forma, a fim de acompanhar adequadamente quais são os recursos de uma gestão, é preciso que cada empreendedor aprenda quais são os principais indicadores financeiros de uma empresa.
Assim, se tornará mais simples compreender o cenário no qual seu negócio se encontra, assim como a definição dos planos de ação, estratégias que podem auxiliar no alcance de melhores resultados.
Deseja aprender como medir cada etapa de crescimento de uma empresa? Leia nosso conteúdo e aprenda quais são os principais indicadores financeiros que devem ser analisados.
O que são os indicadores financeiros de uma empresa
Os indicadores financeiros são métricas calculadas através da análise de dados apresentados nos demonstrativos de resultados de um negócio.
Em resumo, sua principal função é fornecer todas as informações que auxiliem na análise da performance organizacional e também nas tomadas de decisão.
Continue lendo e confira os principais indicadores financeiros de uma empresa e aprenda como interpretá-los e utilizá-los.
Leia mais sobre: Como pagar menos impostos na sua empresa? Entenda o que é elisão fiscal
Os principais indicadores financeiros de uma empresa
Na gestão de uma empresa, diversos são os indicadores financeiros que podem auxiliar na análise e apresentação de informações específicas, dos mais diferentes aspectos de um negócio.
Confira a seguir quais são os principais indicadores de desempenho mais utilizados em uma empresa:
Margem Bruta
Um dos principais indicadores de uma empresa é a margem bruta.
Isso porque, ela é capaz de apontar o quanto uma empresa está ganhando ao vender um produto ou serviço, após feito o desconto de despesas de seu processo de produção.
Sendo assim, para mensurar a margem bruta de uma empresa, é preciso retirar do valor apurado de suas vendas, todos os custos diretos variáveis e deduções. Devendo multiplicar o resultado encontrado por 100.
Confira a seguir a sua fórmula:
Margem Bruta = (Receita – Deduções – Custos Diretos Variáveis) x 100
Margem EBITDA
Outro indicador financeiro a ser analisado na gestão de uma empresa é a margem EBITDA. Em resumo, o seu uso indica a quantidade de geração operacional em caixa de uma empresa, ou seja, a sua capacidade de gerar lucro ou prejuízo.
Na prática, a margem EBITDA apresenta informações sobre o valor e impactos das vendas no caixa, dentro de um determinado período.
Ficando a sua fórmula:
EBITDA = Lucro Operacional Líquido + Depreciação + Amortização
Aproveite para ler mais: Contabilidade para startups: entenda como funciona e como contratar!
Margem Líquida
Dentre os principais indicadores financeiros de uma empresa relacionados a margem, temos a margem líquida. Que por sua vez é capaz de indicar o que restou do valor de vendas após a dedução de todas as despesas.
Sendo assim, a margem líquida irá mostrar qual o lucro líquido de cada unidade de vendas de uma empresa.
Para ser calculada, é preciso diminuir o lucro líquido pela receita líquida das vendas de um determinado período por meio da seguinte fórmula:
Margem Líquida = (Lucro Líquido / Vendas) x 100
Custos Fixos e Custos Variáveis
Ao medir o desenvolvimento de uma empresa, por meio dos resultados da gestão, é preciso compreender o conceito de custos fixos e custos variáveis.
Os custos fixos demonstram quais são as despesas contínuas de um negócio, ou seja, aquelas que não mudam, independentemente do volume de produção de uma empresa.
Já os custos variáveis são aqueles que variam conforme o volume de produção e atividades produtivas de uma empresa aumentam ou diminuem.
Ressaltamos a importância de conhecer os custos fixos e variáveis, a fim de compreender o quanto uma empresa deve produzir, a fim de cobrir todas as suas despesas e obter lucro.
Margem de Contribuição
A margem de contribuição é um importante indicador financeiro que representa o quanto da venda de um serviço ou produto contribuirá para que uma organização possa cobrir todos os seus custos, despesas e ainda gerar lucro.
Desta forma, conhecer a margem de lucro resultante de suas vendas, é fundamental para que possa elaborar uma um bom planejamento.
Além disso, o gestor terá em mão informações importantes que contribuirão para tomadas de decisões sobre o seu desenvolvimento, expansão e investimentos.
Agora que o leitor já conhece quais são os principais indicadores financeiros de uma empresa, fica evidente a sua importância, independentemente do tamanho de uma empresa.
Dessa forma, é de crucial importância que um empresário tenha conhecimento acerca de cada implementação assim como interpretá-los de maneira correta.
Conte com apoio dos profissionais especializados da Ativo Contabilidade. Atuamos no mercado desde 1996 e nos tornamos especialistas em prestar serviços de forma contínua e segura na área de assessoria contábil, tributária, trabalhista e societária, bem como consultoria em gestão financeira e jurídica.
Com isso, ajudamos empresários e profissionais a alcançarem seus sonhos e objetivos.
Sendo assim, caso queira continuar acompanhando o nosso conteúdo, acesse o nosso blog e siga as nossas redes sociais! Esperamos você por lá!