A gestão de pessoas, apesar de seus inúmeros benefícios, ainda não é uma ferramenta adotada largamente por todas as empresas brasileiras. Contudo, frente aos desafios trazidos pela pandemia, tem ganhado cada vez mais importância dentro das organizações.
Ao ser implantada em uma organização, a gestão de pessoas oferece alguns atrativos que podem contribuir com o crescimento organizacional de maneira substancial.
Uma empresa que conta com uma equipe motivada e satisfeita pode alcançar seus objetivos estratégicos de forma mais rápida e consistente.
Além disso, investir no desenvolvimento do time de trabalho possibilita que a empresa seja mais produtiva e tenha maior valor de mercado, garantindo a ela um diferencial competitivo.
Deseja entender a importância da gestão de pessoas para o crescimento da empresa? Continue a leitura e saiba mais detalhes!
Leia também sobre: Oportunidades de negócios para o comércio atacadista em 2021.
Qual a importância da gestão de pessoas?
O empresário que se preocupa apenas com as finanças da empresa e desconsidera o cuidado com os seus funcionários está fadado ao fracasso. Afinal, sem funcionários, uma empresa não tem mão de obra e estrutura intelectual suficientes para crescer e se desenvolver.
Nesse aspecto, podemos inferir que, fazer investimentos no desenvolvimento de pessoas gera ganhos substanciais para o funcionário e também para a empresa.
A gestão de pessoas contribui para o cumprimento das metas organizacionais e das regras trabalhistas, aumentando a satisfação do trabalhador.
Esta ação, além de promover o crescimento empresarial como um todo, também é responsável pela geração de valor para a organização. Desse modo, podemos dizer que a gestão de pessoas age melhorando a imagem da empresa perante o mercado.
Este ganho é possibilitado por meio da formação de um sólido patrimônio intelectual, possível por meio do desenvolvimento da equipe de trabalho. Confira mais detalhes no tópico a seguir.
O que significa desenvolver pessoas?
Ao contrário do que muitos empresários imaginam, desenvolver pessoas não significa necessariamente investir tempo e dinheiro em treinamento.
O objetivo do treinamento é ensinar habilidades de forma sistemática, de forma que uma atividade desenvolvida pelo funcionário possa ser executada aos moldes da empresa. Portanto, o treinamento visa a padronização e o aumento da produtividade.
Em contrapartida, desenvolver pessoas diz respeito ao crescimento do indivíduo. Isso é possível quando a organização oferece ao funcionário o contato com outros conhecimentos, seja dando a ele mais autonomia para a execução das tarefas, seja oferecendo bolsa de estudos em áreas existentes dentro da empresa.
Portanto, enquanto o treinamento está relacionado à atividade executada pelo profissional no momento presente, o desenvolvimento está atrelado ao crescimento pessoal do empregado a longo prazo, sem relação direta com o cargo atual.
A gestão de pessoas, quando bem conduzida, permite que funcionário e empresa possam crescer de forma conjunta, elevando o valor dos recursos humanos.
Quais os benefícios da gestão de pessoas?
Ao adotar uma cultura empresarial que se propõe a cuidar do desenvolvimento da equipe, a empresa passa a se beneficiar com algumas vantagens que a colocam à frente de seus concorrentes.
Confira quais são os benefícios da gestão de pessoas para o seu negócio:
- Prospecção de profissionais de alto valor;
- Preservação de talentos e consequente diminuição do turnover;
- Fortalecimento da marca;
- Crescimento do valor de mercado da organização;
- Aumento da capacidade de crescimento organizacional.
Estes benefícios podem ser aproveitados por empresas de todos os portes e segmentos, desde que as ações de desenvolvimento de pessoas sejam implementadas.
Qual o papel do líder na gestão de pessoas?
O líder (ou gerente) age como um mediador entre a equipe e empresa, mostrando o caminho e deixando claro ao funcionário qual a sua importância para a empresa.
Portanto, por desenvolver um papel de extrema importância na condução da equipe, este profissional deve ser referência para a equipe.
Cabe ao líder manter o controle sobre os processos e as pessoas envolvidas na organização, medindo o desempenho e fortalecendo os valores da empresa.
Se o líder perde o controle, a equipe também perde o foco e pode passar a agir de forma descuidada, comprometendo a qualidade do trabalho.
Aproveite para ler sobre: Sua empresa está pagando impostos corretamente?
Quais os pilares da gestão de pessoas?
Uma empresa não é constituída somente por ativos patrimoniais e financeiros. Afinal, os colaboradores são parte importante da organização. Mais do que mão de obra, as pessoas constituem o capital intelectual de uma empresa.
Portanto, a fim de se obter uma empresa bem estruturada e com potencial para crescimento, é importante compreender quais pilares constituem a gestão de pessoas.
São eles:
- Motivação;
- Comunicação;
- Trabalho em equipe;
- Conhecimento;
- Treinamento.
Como aplicar os pilares da gestão de pessoas à sua empresa?
Para a realização da implementação dos pilares citados no tópico acima, algumas ações que favorecem a gestão de pessoas podem ser implementadas na empresa.
Para tanto, a empresa deve se preocupar em:
- Oferecer premiações, planos para ascensão de cargo, desafios, entre outros os elementos motivadores.
- Se comunicar de forma clara e objetiva, independente da hierarquia;
- Adotar e incentivar o diálogo como forma de resolver dúvidas e conflitos;
- Dar clareza ao funcionário sobre sua relevância na equipe;
- Incentivar o trabalho em equipe por meio da criação de grupos de trabalho e utilização de quadro de tarefas;
- Trabalhar com a integração de ideais ao invés de cada setor ter seu próprio objetivo.
Para realizar o desenvolvimento dessas competências cabe investir em conhecimento dos processos e na elaboração de um planejamento estratégico.
Além disso, é importante que exista a troca de conhecimentos entre empresa e funcionário, de forma a encontrar pontos de melhoria. Isso é possível a partir de uma gestão eficiente e descentralizada.
O treinamento também pode ser aplicado a fim de aprimorar os processos. Porém, cabe ao gestor avaliar em que medida as duas partes (empresa e empregado) estão satisfeitas com a troca. Afinal, a ideia é que as duas partes possam se desenvolver mutuamente.
Para desenvolver o seu negócio, conte com apoio dos profissionais especializados da Ativo Contabilidade.
Atuamos no mercado desde 1996 e nos tornamos especialistas em prestar serviços de forma contínua e segura em diversas áreas. Desta maneira, ajudamos empresários e profissionais a alcançarem seus sonhos e objetivos.
Gostou do nosso conteúdo sobre gestão de pessoas? Acesse o nosso blog e curta as nossas redes sociais para conferir outros conteúdos! Esperamos você por lá!
Aprenda também sobre: Contabilidade gerencial: você sabe o que é e qual a importância para o seu negócio?