Pouco se tem falado sobre os benefícios da análise gráfica promovidos por meio da contabilidade consultiva e como ela pode ser utilizada como forma de diferenciar a sua empresa dos seus principais concorrentes no mercado.
Isso porque, a fim de gerir uma empresa de forma correta, é preciso implementar estratégias que auxiliem em sua organização.
Desta maneira, a consultoria contábil vem se tornando cada vez mais importante para o controle de negócios.
Para empreender com sucesso, é preciso que um empresário compreenda quais são os principais dados que indicam os números nos relatórios contábeis, a fim de que possa direcionar as operações de uma empresa de forma estruturada e saudável.
Neste momento, a análise gráfica na contabilidade consultiva se apresenta como um ponto diferencial.
Portanto, leia com atenção o nosso conteúdo a seguir e confira as suas principais vantagens!
Quais as vantagens de contar com uma análise gráfica na contabilidade consultiva?
Por meio de uma análise gráfica na contabilidade consultiva, se torna possível compreender de maneira ampla a real situação de uma empresa.
Deste modo, se torna mais fácil tomar decisões embasada nos números de balanços, balancetes dentre outros relatórios contábeis.
Sendo assim, são métricas e parâmetros importantes a serem analisados:
- Liquidez: endividamento e retornos sobre investimentos (ROI), possibilita a avaliação dos fundamentos de uma empresa por meio do índice de Kanitz, permitindo prever os riscos de falência;
- Conhecer os ciclos operacionais e financeiros do negócio, ou seja, o tempo utilizado na execução de cada venda até o momento do pagamento de contas, devendo considerar todas as entradas e saídas de valores do caixa;
- O capital de giro é a quantidade total de dinheiro que a empresa precisa para operar e honrar com seus compromissos;
- Identificar quais são os principais indicadores para a avaliação patrimonial e valorização da empresa ao longo do tempo.
Por meio da análise destes parâmetros, os gestores podem acompanhar o aumento de sua receita, fazendo o controle de toda a movimentação do caixa, compreendendo as diferenças entre débitos e créditos e se mantendo em dia com diversas outras responsabilidades.
Portanto, com a análise gráfica, se torna possível fazer a prática de Benchmarking. Estamos falando da adoção de uma técnica que tem como principal objetivo comparar empresas de um mesmo segmento e principais concorrentes.
Além disso, aprenda lendo sobre: Quais os problemas de uma recuperação tributária mal feita?
Qual o papel do contador?
A realização de uma análise gráfica, em muitas das vezes, é de fácil compreensão, no entanto, a sua interpretação não dispensa o acompanhamento de um profissional contábil.
Quando na verdade, as contratações dos serviços de uma contabilidade consultiva contribuem para que o empresário, por meio de uma análise, consiga compreender a situação financeira de sua empresa.
Sendo assim, a sua empresa conta com apoio de um profissional contábil na realização de uma análise gráfica? Ainda não? Conte com apoio dos profissionais especializados da Ativo Contabilidade.
Os nossos serviços contábeis vão além do que o mercado está acostumado, nos preocupamos de fato com o negócio de nossos clientes.
Portanto, aproveite para entrar em contato com um de nossos especialistas e descobrir como nós podemos te ajudar!
Gostou do nosso conteúdo? Aproveite para acessar nosso blog e confira mais sobre: O que são ritos de gestão.
Além disso, curta as nossas redes sociais e compartilhe o nosso conteúdo com os seus amigos!