Toda empresa, independente do porte ou área de atuação, almeja fidelizar seus clientes. Afinal de contas, ganhar um cliente já é um desafio e deixar ele ir embora sem saber ao menos o motivo, pode sair caro.
Um cliente fidelizado vai pensar na sua marca como a primeira opção. Além disso, conseguirá indicar para os amigos e familiares com a tranquilidade de saber que está ajudando.
Você deve estar se perguntando: como fidelizar clientes? Então aproveite, porque neste artigo vamos mostrar 10 estratégias para encantar seus clientes. Acompanhe!
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Por que é tão importante saber como fidelizar clientes?
Quando um cliente chega até você, a maior parte do esforço já foi vencida. Agora é hora de agir para fidelizar a pessoa antes que ela vá embora.
Isso acontece porque é muito mais fácil, e barato, vender para alguém que já conhece o seu negócio.
Confira logo abaixo como fidelizar clientes com 10 estratégias essenciais:
1- Conheça o seu cliente ideal (público-alvo)
Na busca por encantar e fidelizar clientes é preciso conhecer o perfil dos seus compradores. Como agradar alguém que não conhecemos? Fica impossível.
Portanto, invista na análise de comportamento dos seus clientes. Veja se existe uma faixa etária bem definida entre eles, se há grandes diferenças entre os gêneros, entre outros aspectos.
Já ouviu falar em buyer persona? Trata-se de um perfil do seu cliente ideal que indica o que estão pensando, porque escolheram o seu produto ou serviço em vez de ir na concorrência, quais são suas preocupações, dentre outras questões.
2- Sinta-se no lugar do cliente
O atendimento é fundamental para entender como fidelizar clientes e cada negócio cria o próprio jeito de fazer isso.
Não pense em como você acha que deve atender, mas sim, como o seu cliente gostaria de ser atendido.
Isso só é possível quando você se coloca no lugar do cliente e busca resolver os problemas dele, de uma forma verdadeira.
3- Crie uma experiência única de contato
A experiência de contato não é apenas aquela onde o cliente entra no estabelecimento e interage com vendedores ou recepcionistas.
Um telefonema, mensagem de SMS, Whatsapp ou e-mail são exemplos de como o atendimento pode ser dinâmico.
Neste sentido, um dos erros mais comuns de comunicação nestes canais é o envio de uma mensagem padrão. Todo cliente gosta de ser tratado de forma personalizada.
Outra maneira de criar uma experiência única para fidelizar clientes é treinando e capacitando os colaboradores.
4- Elabore Programas de Fidelidade
Os programas de fidelidade são clubes exclusivos, no qual o cliente pode se sentir parte do grupo e ao mesmo tempo ganhar vantagens, brindes e descontos especiais.
Para criar um programa de fidelidade, siga algumas dicas valiosas:
- Monte um regulamento curto e fácil de entender;
- Coloque vantagens e brindes que o seu cliente realmente tem interesse em ganhar;
- Incentive a participação constante no programa de fidelidade;
- Colha informações valiosas sobre os participantes através de breves questionários;
- A ética precisa ser a regra número um do programa de fidelidade.
5- Prepare um Tratamento VIP
Existem clientes fiéis e existem clientes mais do que especiais, estes são os VIPs. Os VIPs são responsáveis por boa parte do lucro da empresa e precisam ser tratados à altura.
O tratamento diferenciado não precisa ser caro e nem ultra elaborado. Basta achar um jeito de agradecer e demonstrar que a empresa sabe da importância que o cliente tem.
Exemplos de atitudes simples que podem fazer toda a diferença em como fidelizar clientes: cupons de desconto, cartões de agradecimento e par de ingressos para shows ou cinema.
Aprenda com este artigo: Como uma Consultoria Tributária pode ajudar a sua empresa?
6- Foque na experiência do cliente
Digamos que a interação entre o seu negócio e os seus clientes é satisfatória. Tudo bem, mas existe espaço nesta relação para surpresas?
A experiência do cliente não pode ser algo monótono como se toda vez a mesma história se repetisse.
Invista em atitudes que possam surpreender, como aceitar a devolução além do prazo máximo, conceder um desconto que não estava previsto, entre outras ações.
7- Acerte no pós-venda
O dever não está cumprido depois da venda. É preciso acompanhar o cliente para saber se está tudo bem.
Peça feedback, ofereça suporte técnico, responda dúvidas e deixe claro que está à disposição para qualquer necessidade.
8- Agradeça e reconheça a importância de seu cliente
Agradecer é a melhor forma de demonstrar que se importa. E quando falamos em agradecimento, incluímos aqui os cartões de boas festas e ano novo, de aniversário, bem como brindes e outras estratégias.
Sendo assim, é preciso estar atento às estratégias que contribuam em um comunicação afetiva e contato sempre que oportuno.
9- Ouça com atenção
Não é agradável ouvir críticas, mas elogios a gente sempre acha bem-vindo, não é mesmo? Na realidade, às vezes uma crítica pode ser mais importante do que um elogio.
Portanto, ouça os seus clientes com atenção e descubra como resolver cada reclamação da melhor forma possível. É um jeito de fidelizar clientes e de se tornar cada vez mais competitivo.
10- Seja presente
Uma forma de estar presente na vida dos clientes hoje em dia são as redes sociais. Na prática, a sua marca pode andar no bolso dos clientes para todos os lugares.
Mas para tanto, é preciso investir na construção de uma imagem que faça sentido para o seu público seguir. O conteúdo precisa ser relevante e somar.
Depois de ver as 10 estratégias para encantar seus clientes, esperamos que você possa entrar em ação e colher bons resultados.
Antes de se concentrar em como fidelizar clientes, que tal poder contar com o suporte de um serviço contábil? Dessa forma você economiza tempo e dinheiro.
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