Após o preenchimento da declaração do Imposto de Renda, muitos contribuintes desejam saber se possuem ou não o direito de receber a restituição.
Os lotes de restituições do Imposto de Renda 2021, já foram liberados pela Receita Federal, estima-se que cerca de 5,1 bilhões de contribuintes recebam R$5,8 bilhões em restituição.
Além disso, este ano a receita também vai pagar as restituições a contribuintes que ficarem na malha fina entre os anos de 2008 a 2020 e aos contribuintes que regularizarem a sua situação.
Este ano, foram mantidos os cincos lotes de restituição, assim como no ano passado. Sendo o primeiro liberado no dia 31 de maio e o último previsto para o dia 30 de setembro.
Continue lendo este nosso conteúdo e confira tudo que você precisa saber sobre a restituição do IR 2021.
Quem recebe a restituição do IR 2021
De acordo com a Receita Federal, mais da metade do valor será pago em cada lote destinado aos contribuintes, conforme a prioridade legal.
Confira agora quais são os contribuintes deste grupo:
- Entregaram a declaração até o dia 21 de março: 2.906.310 contribuintes;
- Idosos acima de 80 anos: 97.082 contribuintes;
- Pessoas com idade entre 60 e 79 anos: 779.763 contribuintes;
- Pessoas cuja maior fonte de renda é o magistério: 385.591 contribuintes;
- Pessoa com deficiência física ou mental ou moléstia grave: 4.240 contribuintes.
Calendário de restituição do IRPF 2021
Veja a seguir o calendário dos lotes de restituição do IRPF 2021:
- 1º lote: 31 de maio;
- 2º lote: 30 de junho;
- 3º lote: 30 de julho;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 30 de setembro;
Desse modo, os contribuintes que possuem a prioridade legal de receber são: os idosos, pessoas com deficiência, portadores de doenças graves e professores.
Logo, a fim de receber a restituição do IR 2021 nos primeiros lotes é preciso entregar a sua declaração o mais cedo possível.
Como é feito o cálculo do IR e do valor da restituição
A realização do cálculo do IR é feito com base na soma de todos os rendimentos tributáveis e na faixa de renda do contribuinte.
Dessa forma, o processo de restituição nada mais é do que a devolução da quantia paga a mais ou dos valores retirados na fonte antes do envio da declaração do ajuste anual.
Sendo preciso destacar que os valores do imposto devido e da possibilidade de restituição do IR 2021, dependem não somente do total de rendimentos e das alíquotas.
Assim como também a quantidade de fontes pagadoras, quantidade de dependentes e total de despesas passíveis de dedução.
Conforme a tabela vigente, que não é atualizada desde 2015, a retirada dos valores de Receita é calculada com base em alíquotas de 7,5%, 15%, 22,5% ou 27,5% sobre os valores dos rendimentos. Desse modo, a parcela dedutível a ser descontada para cada faixa de rendimento.
Diante disso, os contribuintes que possuem mais de uma fonte pagadora, a sua declaração de ajuste anual pode acabar resultando no pagamento de imposto maior do que a sua restituição do IR 2021.
Isso acontece devido a soma de todos os rendimentos anuais, que podem fazer com que o contribuinte caia na faixa de tributação maior do que a aplicada nos descontos mensais.
Aproveite para conferir: Qual a importância da Contabilidade para parceira?
Como saber se você vai receber?
Se você leitor, pertence a algum dos grupos citados em nosso artigo, poderá fazer a consulta da sua restituição por meio do site da Receita Federal, a fim de confirmar o seu recebimento. Devendo fazer a busca por “Consultar a Restituição”. O acesso deste procedimento pode ser feito também pelo celular, por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda.
Caso a restituição do IR 2021 seja liberada, o contribuinte terá apenas que aguardar o pagamento. O depósito dos valores irá acontecer na conta que foi informada na declaração do Imposto de Renda.
Mas, caso não tenha informado nenhuma conta ou haja erros em seus dados bancários que impossibilitem o depósito do valor, o pagamento será encaminhado ao Banco do Brasil.
Conte com apoio de contador
Tanto no momento da declaração do Imposto de Renda quanto na verificação dos lotes de restituição do IR 2021, é possível contar com o suporte de um serviço especializado, como uma contabilidade!
Afinal de contas, os contadores são profissionais com vasta experiência no assunto. Logo, eles podem contribuir para que a declaração seja entregue dentro do prazo e sem a existência de erros!
Deste modo, conte com apoio dos profissionais especializados da Ativo Contabilidade. Atuamos no mercado desde 1996 e nos tornamos especialistas em prestar serviços de forma contínua e segura em diversas áreas.
Desta maneira, ajudamos empresários e profissionais a alcançarem seus sonhos e objetivos. Entre em contato conosco.
Caso queira continuar acompanhando o nosso conteúdo, acesse o nosso blog e curta as nossas redes sociais! Esperamos você por lá!
Aproveite e leia também: Declaração do Imposto de Renda 2021: saiba como se preparar