Ao longo dos anos, muitas fábricas foram construídas e instaladas em bairros residenciais, por diversas cidades brasileiras. Isso porque, ao fazer isso, se tornava possível aproveitar a mão de obra local, serviços de comunicações, malha viária urbana dentre outros aspectos.
No entanto, este é um modelo de localização que vem sendo deixado de ser praticado em muitos países, principalmente com o amplo desenvolvimento industrial.
Desta forma, nos últimos anos, a implantação de distritos industriais, próximos a rodovias, portos e ferrovias, tem transformado a rotina de empreendedores do setor industrial.
Assim, a escolha de um local adequado para a implantação de uma unidade industrial tem feito diferença no desenvolvimento dos negócios, impactando nos resultados finais, em sua produtividade e eficiência.
Pensando nisso, preparamos um conteúdo onde iremos lhe ajudar a compreender melhor este assunto. Continue lendo e aprenda como migrar empresa para um distrito industrial.
O que é um distrito industrial?
Um distrito industrial é uma área pré-determinada por um órgão de administração pública municipal, destinado à instalação de indústrias.
Sendo assim, é criado uma área totalmente de forma planejada e organizada, dispondo aos empresários toda a infraestrutura necessária para que seja feita a instalação industrial de empresas, sejam elas de micro, pequeno, médio ou grande porte.
Aproveite para ler: O que é necessário para abrir um Comércio Atacadista?
Qual a importância do distrito industrial?
Os distritos industriais são hoje uma importante forma de organização industrial. Isso porque, por meio deles, os recursos destinados à atividade produtiva ganham maior destaque.
Desta forma, nos distritos industriais, se torna possível alinhar o princípio de unidade sócio-territorial com um conjunto de condições, que permitem que um empresário faça a conciliação entre mobilização de recursos específicos com a redução de custos.
Além disso, um distrito industrial é considerado uma rede de ligações de empresas, pertencentes ao mesmo setor. Ou seja, indústrias que contam com os mesmos processos e serviços necessários.
Assim, tais aglomerações, sejam elas pequenas ou grandes empresas, possibilitam efeitos de linkagem, resultando no intercâmbio de insumos, produtos, informações e mãos de obra.
Confira mais sobre: Oportunidades de negócios para o comércio atacadista em 2021
Benefícios de migrar uma empresa para o distrito industrial
De acordo com uma pesquisa publicada pela Confederação Nacional da Indústria- CNI, o setor industrial representa cerca de 21,6% do PIB brasileiro. Além disso, ele responde a 70,8% das exportações e 67,4% do investimento empresarial.
Sendo assim, nos últimos anos, dentro do distrito industrial, um empresário pode se beneficiar de diferentes formas. Estamos falando da comercialização de produtos, como serviços, geração de emprego e de renda.
Desta forma, quanto mais municípios investirem na criação de distrito industrial, maior será o retorno para a sociedade e para as finanças de sua cidade.
Lembrando que os pedidos de isenção de IPTU e ITBI devem ser realizados de maneira presencial na Loja de Atendimento da SMF .
Conte com apoio de um especialista e entenda qual o melhor momento para migrar sua empresa para o distrito industrial
Como o leitor pode compreender, a implementação de Distritos Industriais é uma importante ferramenta que cada estado dispõe para alavancagem do desenvolvimento industrial.
Deseja migrar sua empresa para um distrito industrial e obter recursos públicos para proceder com a instalação no Rio Grande do Sul? Conte com a Ativo Assessoria Contábil, a qual durante seus mais de 23 anos de experiência, tornou-se especialista nos serviços de implantação de empresas nos distritos industriais do Rio Grande do Sul.
Trabalho este que requer um conhecimento específico para aprovação e liberação do terreno para a empresa que deseja instalar-se no Distrito Industrial.
Nossos serviços contábeis vão além do que o mercado está acostumado, nos preocupamos de fato com o negócio de nossos clientes. Entre em contato com um de nossos especialistas.
Gostou do nosso conteúdo? Aproveite para acessar nosso blog e confira mais sobre: Como funciona a Revisão tributária para empresas do Simples Nacional no Regime Monofásico